Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Marília passa a se chamar ‘Dr. Hiroshi Nakano’

O Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Marília passou a se chamar ‘Dr. Hiroshi Nakano’, em homenagem ao médico neurocirurgião que atuou por décadas na instituição e na Faculdade de Medicina de Marília (Famema). A cerimônia ocorreu na manhã de 10 de outubro, no salão de reuniões do hospital, e reuniu familiares, amigos e colegas de profissão.
O provedor da Santa Casa, Norival Carneiro Rodrigues, destacou o legado deixado pelo médico.
“É com grande emoção que fazemos esta homenagem na presença de familiares e amigos deste grande profissional e ser humano que tivemos o privilégio de ter por muitos anos em nossa instituição. O nosso carinho e reconhecimento ao Dr. Hiroshi Nakano, que nos deixou há dois anos, mas com certeza permanece em nossos corações”, afirmou Rodrigues.
O superintendente Márcio Mielo lembrou a trajetória do neurocirurgião, considerado um dos pioneiros da especialidade em Marília.
“O Dr. Hiroshi Nakano marcou época na neurocirurgia e foi um dos desbravadores da especialidade, com grandes serviços prestados à Santa Casa, à Famema e à medicina de modo geral”, declarou Mielo.
O neurocirurgião Nilton Guerreiro, colega e amigo do homenageado, ressaltou o legado profissional de Nakano.
“Aprendi muito com ele e me lembro da preocupação dele para que eu firmasse meu nome como cirurgião e não fosse apenas o assistente dele. O Hiroshi deixou um legado muito grande e abriu caminho para chegarmos ao nível de atendimento de hoje”, disse Guerreiro.
Durante a cerimônia, a esposa Sônia Nakano e os filhos Hiroshi Júnior, Patrícia e Fabiana receberam flores, uma placa comemorativa e um jaleco com a nova logo do serviço de Neurocirurgia “Dr. Hiroshi Nakano”. Em nome da família, Hiroshi Nakano Júnior agradeceu a homenagem.
“O nosso muito obrigado a todos vocês que estão eternizando o nome do meu pai com a denominação do serviço”, afirmou Júnior.
Formado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba em 1972, Hiroshi Nakano concluiu Residência Médica na mesma instituição e obteve Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. Atuou por muitos anos na Santa Casa de Marília e como docente da Famema, contribuindo para a formação de médicos e o avanço da neurocirurgia na região.
O médico faleceu há dois anos, aos 78 anos, deixando reconhecido legado de pioneirismo e dedicação à saúde.