Desde 2014, mais de 27000 artigos.
,/2018

Sem coleta, porcos comem lixo nas ruas de Marília

Cidade
07 de novembro de 2016
whatsapp-image-2016-11-07-at-10-54-18

Porcos são flagrados comendo lixo na rua Santa Cecília em Marília. (Foto: Maylon Cesar)

Ainda são muitos os relatos de lixo acumulado em diversos pontos de Marília e imagens de porcos se alimentando na via pública foram enviadas ao Marília Notícia. Também foram flagrados caminhões adaptados fazendo uma coleta improvisada.

Poucos veículos de recolhimento estariam disponíveis para o serviço – o que estaria provocando o problema. Mau cheiro e sujeira se espalham pela cidade. Cães de ruas, urubus e outros animais fazem a festa.

Um dos motivos do colapso do setor de coleta de lixo seria o não pagamento da Prefeitura para a empresa responsável por parte do recolhimento. A divida, especula-se, teria chegado a R$ 9 milhões.

A administração municipal não confirma o valor, mas afirmou por meio de nota “que o pagamento já foi executado – de acordo com o contrato firmado”.

LIXO

A reportagem do MN obteve relatos de sacolas acumuladas nas lixeiras – e até árvores – da Zona Sul, Alto Cafezal, Maria Izabel, regiões da República, Monte Castelo, entre outros.

No “quartinho” dedicado ao lixo em um condomínio, as sacolas estavam abarrotadas até o teto devido aos vários dias sem coleta. Chorume escorria pelo local.

Internautas ameaçaram jogar as sacolas de lixo em frente ao paço municipal, como forma de protesto ao problema que já dura várias semanas.

Recentemente o lixo acumulado no pátio de transbordo, local onde fica antes de ser levado até outras cidades que recebem o lixo de Marília, gerou multas milionárias ao município.

SAÚDE

Em coletiva de imprensa na semana passada o prefeito eleito para o próximo mandato, Daniel Alonso (PSDB) manifestou preocupação de acúmulo de água nas sacolas de lixo espalhadas pela cidade.

Ele disse que a principal forma de combate ao mosquito que transmite a dengue é a limpeza pública e teme que a situação gere uma explosão nos casos por conta das chuvas recentes.

OUTRO LADO

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que “com o mutirão de limpeza promovido durante o último final de semana na cidade, os serviços de coleta de lixo já foram normalizados em cerca de 90% do município”.

A nota enviada diz ainda que “conforme foi informado anteriormente para o Marília Notícia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública esclarece ainda que a coleta de lixo deverá ser totalmente normalizada no município até o final da tarde desta próxima terça-feira”.

Sobre os boatos de atraso no pagamento da empresa que faz parte da coleta de lixo foi dito que “a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, esclarece que o pagamento já foi executado – de acordo com o contrato firmado”.

“E que os serviços de coleta de lixo também já foram normalizados pela empresa terceirizada desde o início da tarde de sexta-feira (4/11)”, diz a nota, que finaliza: “Portanto, os trabalhos de coleta de lixo já estão sendo executados pela empresa Monte Azul”.

whatsapp-image-2016-11-07-at-12-39-06

Lixo acumula por toda a cidade (Foto: Alessandra Coslopes).