Saúde promove vacinação e busca doadoras de leite materno em Marília

A Prefeitura de Marília realizou neste fim de semana (31 de maio e 1º de junho) uma série de ações de prevenção em saúde, com foco na vacinação contra a gripe Influenza e na captação de novas doadoras para o Banco de Leite Humano do município.
No sábado (31), equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Alto Cafezal, Cascata, Castelo Branco e Santa Antonieta percorreram áreas de cobertura para aplicar a vacina em pessoas acamadas. Também foi montado um posto de vacinação em frente à Emei Sementinha, no Jardim Planalto, durante a “Ação do Maio Laranja”, iniciativa voltada à prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Já neste domingo (1º), profissionais do Banco de Leite Humano participaram da edição do “Domingo da Família” com um estande informativo sobre a importância da doação de leite materno. Durante a ação, foram distribuídos panfletos e realizado o cadastro de novas doadoras. “Cada mãe pode fazer a diferença na vida de muitos bebês. Foi um momento importante para sensibilizar e orientar a população”, afirmou a diretora da unidade, Sandra Domingues.
Ao todo, 35 profissionais da saúde estiveram envolvidos nas atividades. “Nosso objetivo foi reforçar que a prevenção continua sendo o melhor caminho. Cuidar das pessoas, com ações simples e diretas, é uma prioridade da nossa gestão”, destacou a secretária municipal de Saúde, Paloma Libanio.
Segundo dados mais recentes da Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal contra a gripe em Marília está em 31,41% do público-alvo. Entre os grupos prioritários, a imunização é de 38,45% entre idosos, 13,06% entre crianças e 17,25% entre gestantes. “Com a chegada do frio, os casos de doenças respiratórias aumentam. Por isso, é essencial se vacinar. A prevenção salva vidas”, reforçou Paloma.