Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Saúde fracassa novamente e prorroga campanha de vacinação contra gripe

Cidade
16 de junho de 2014

vacina

A vacinação contra a gripe em Marília foi novamente prorrogada pela Secretaria Municipal de Saúde. É a terceira vez que a campanha é prolongada por fracasso em atingir a meta prevista de imunizar 64.500 pessoas. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a vacinação registrou até a última sexta-feira (dia 13), um total de 48.786 pessoas imunizadas. O número corresponde a 75,72% da meta.

“Ressaltamos a importância da necessidade da vacinação, especialmente das gestantes, tendo em vista ser este um dos grupos mais frágeis às complicações da doença, pois o sistema imunológico fica vulnerável a diversas infecções durante a gravidez, incluindo gripes – sendo de difícil tratamento, devido à restrição a medicamentos. A vacina é a melhor maneira de prevenir uma gripe durante a gravidez. Ela é segura para a mãe e para o bebê”, alerta Rachel Ramirez, supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

Dessa vez a campanha vai até o dia dia 27 de junho. Por orientação do Programa Estadual de Imunização foram incluídos novos grupos para este ano e que já podem ser imunizados: professores das escolas de ensino infantil e fundamental, policiais civis, militares, bombeiros e carteiros.

A vacinação é contra indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.  A vacina é produzida com vírus mortos pelo Instituto Butantã de São Paulo e Pasteur de Paris, o que impossibilita a transmissão da gripe.