MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 15 dez. 2018

Saúde faz mais de 1,5 mil testes rápidos para HIV e Sífilis

por Amanda Brandão

Saúde faz mais de 1,5 mil testes rápidos para HIV e Sífilis durante campanha.

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou o resultado da “Campanha Fique Sabendo” 2018 para diagnóstico e prevenção da Aids e Sífilis.

Em uma semana de intensificação foram realizados 1.577 testes rápidos nas unidades de saúde, no SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e ações “extramuros”, ou seja, fora das unidades.

A campanha, que marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1 de dezembro) transcorreu do início do mês até o dia 7. Os exames já fazem parte da rotina do Sistema Único de Saúde, mas durante este período foram intensificados.

Mobilização levou profissionais da Saúde municipal a instituições como Penitenciária de Marília, Centro POP e Fundação Casa. A proposta deste ano foi atingir, principalmente, jovens, profissionais do sexo e outros grupos que fazem parte das populações mais vulneráveis.

A enfermeira Alessandra Pereira de Souza, responsável pelo programa de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e Aids, explica que nos últimos anos são crescentes os indicadores de novos casos.

Cumprindo o lema “Fique Sabendo” para que o cidadão com o vírus possa ter acesso à rede de assistência e interromper a transmissão, em Marília foram realizados 1.042 testes rápidos para HIV, sendo um positivo.

Em relação à Sífilis foram 535 testes rápidos com 11 positivos. Todos os pacientes foram orientados e encaminhados para a rede de cuidado, que garante (pelo SUS), consultas, exames, medicação e atendimento multidisciplinar, ou seja, profissionais de diferentes áreas.

“Foi uma campanha muito bem sucedida e temos que destacar o engajamento. A forma como a rede (incluindo as especializadas) ‘vestiram a camisa’ foi impressionante. Realmente uma mobilização muito intensa e com excelentes resultados para o programa”, disse Alessandra.

“Fique Sabendo 2018” aconteceu entre os dias 1 e 7 deste mês; na cidade foi verificado um novo caso de Aids e 11 de sífilis.

ESTATÍSTICA

Conforme dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, ao longo do ano passado o município confirmou 87 novos casos de Aids. Já em 2018, até o final de novembro, foram confirmados 67.

Já em relação à sífilis, Marília totalizou no ano passado 243 casos, sendo 161 “adquiridos” e 82 em gestante. A análise separada dos números é considerada estratégica pelos serviços especializados, para que haja maior controle da sífilis congênita (nos bebês).

Os dados sobre a doença este ano indicam 186 casos confirmados, sendo 135 notificações de sífilis adquirida e 51 em gestantes. Em Marília o serviço de referência é o SAE, que está localizada à rua 7 de Setembro, 793. O telefone é o 3413-7421.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 2
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 3
    Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
  • 4
    Polícia investiga suspeita de agressão contra idoso internado após cirurgia em Marília

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em MaríliaNovas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
FERROVIA
Justiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera CruzJustiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera Cruz
Justiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera Cruz
METEOROLOGIA
MN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horasMN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horas
MN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horas
SAÚDE
Nova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obrasNova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obras
Nova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obras

Últimas notícias

Ideb mostra avanço da educação básica no país, segundo MEC
Homem morre depois de ser atingido por viga de madeira em Marília
Termina a greve dos ferroviários e trens voltam a circular em toda São Paulo
Unidade odontológica móvel atende 194 pacientes durante ação em Pompeia

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie