MN Logo

11 anos. Mais de 96 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
qui. 24 abr. 2025
FUMACÊ

Saúde dá sequência à nebulização noturna em 10 unidades de saúde

Município conta com quatro equipamentos, o que permite nebulizar até 320 quarteirões por noite.
por Marília Notícia

A Secretaria Municipal da Saúde dá sequência nesta semana à nebulização noturna, popularmente conhecida por “fumacê”, em 10 áreas de unidades de saúde da cidade.
 
Desde o início do mês, o município conta com quatro equipamentos, o que permite nebulizar até 320 quarteirões por noite.
 
A ação acontece por quatro semanas consecutivas em cada área, sempre a partir das 19h30 – em caso de chuva ou ventos fortes, automaticamente fica transferida para o dia seguinte.
 
A nebulização noturna tem como objetivo eliminar a maior parte possível de mosquitos infectados para interromper a transmissão.
 
Para que a ação pudesse ser intensificada, a Prefeitura contou com parcerias da Unimar (cessão de um veículo), Maripav (um veículo), Cerest (um veículo) e Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (um veículo). Já os quatro equipamentos de nebulização são do órgão estadual GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) XIX Marília (três) e do próprio Núcleo de Zoonoses e Controle Vetorial (um).
 
“Até a semana retrasada eram 12 áreas, mas terminamos o ciclo de quatro semanas na Área 10, no bairro Alto Cafezal, e na semana passada finalizamos também a Área 11, no Alto Cafezal II. Só temos que agradecer, em nome do prefeito Vinicius, a todos os parceiros que possibilitaram essa intensificação da nebulização noturna”, disse a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
 
CRONOGRAMA

  • Terça-feira (22): Área 12 (unidades Alto Cafezal/São Miguel), Área 15 (Cascata), Área 13 (São Miguel 1) e Área 16 (Cascata/São Judas). As áreas 12 e 13 entrarão no ciclo 4 (quarta semana) e serão finalizadas no dia 22 de abril. Já as áreas 15 e 16 estão no ciclo 3 (terceira semana) e a ação será realizada também no dia 28 de abril.
  • Quarta-feira (23): Área 18 (unidades Castelo Branco/Palmital), Área 20 (Santa Antonieta III/Julieta) e Área 17 (São Judas/Vila Nova/Vila Barros/Palmital). As áreas 17, 18 e 20 estão no ciclo 3 (terceira semana) e terão a nebulização noturna também no dia 29 de abril.
  • Quinta-feira (24): Área 21 (unidades do Jardim América/Bandeirantes),  Área 14 (São Miguel II) e Área 19 (Castelo Branco/JK). As áreas 14, 19 e 21 estão no ciclo 3 e receberão o “fumacê” também no dia 30 de abril.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Jovem de 23 anos tenta contra a própria vida e morre na Santa Casa de Marília
  • 2
    Pais são convocados para reunião sobre fechamento de turmas; Secretaria nega decisão
  • 3
    Caminhoneiro é preso em flagrante por violência doméstica na zona norte
  • 4
    Quadrilha que usava tecnologia para furtar caminhonetes de luxo é desarticulada

Escolhas do editor

EMPREGO
Oito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própriaOito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própria
Oito em cada 10 novas empresas são de trabalho por conta própria
DOCUMENTO
Mais de seis mil eleitores de Marília podem ter título cancelado pela JustiçaMais de seis mil eleitores de Marília podem ter título cancelado pela Justiça
Mais de seis mil eleitores de Marília podem ter título cancelado pela Justiça
CONCURSO
Marília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quenteMarília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quente
Marília recebe 1ª Batalha do Hot Dog, para quem come mais cachorro-quente
EDUCAÇÃO
Educação garante continuidade das turmas do Infantil II na Emei Monteiro LobatoEducação garante continuidade das turmas do Infantil II na Emei Monteiro Lobato
Educação garante continuidade das turmas do Infantil II na Emei Monteiro Lobato

Últimas notícias

Esse tipo de musgo pode estar sufocando sua planta sem você notar
Por que a Lua parece maior quando está no horizonte
Idoso envolvido em acidente fatal na BR-153 presta depoimento
China, UE e Argentina suspendem compras de carne de frango do Brasil

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie