Saúde cria grupo para ampliar terapias integrativas na rede municipal

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília criou, nesta quinta-feira (30), o Grupo de Trabalho para Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na Atenção Primária à Saúde (APS). A decisão foi formalizada durante reunião no auditório da pasta, no quarto andar do prédio da secretaria.
Segundo a administração municipal, o núcleo — denominado NPICs (Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares) — tem como objetivo ampliar e fortalecer a oferta de terapias integrativas na rede pública, em conformidade com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Ministério da Saúde.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, afirmou que o grupo “é constituído por vários profissionais da saúde, tendo um papel fundamental na organização, promoção e integração das práticas, compartilhar experiências e aprimorar as metodologias de aplicação, além de garantir a qualidade e a segurança dos serviços oferecidos à população.”

A responsável técnica pelo NPICs, Luciana Caluz, destacou que a iniciativa está alinhada à política nacional. “A PNPIC representa o reconhecimento, pelo Ministério da Saúde, de que o sistema de saúde deve oferecer um cuidado ampliado e integral, que aumente nossa resolutividade e qualidade da atenção à saúde não se restringindo apenas ao modelo biomédico tradicional. Esse grupo vem ao encontro dessa política e a nossa população será a grande beneficiada”, disse a enfermeira.
Na manhã desta quinta-feira (30), foi realizada a primeira reunião de alinhamento para a implantação das práticas na Atenção Primária à Saúde em Marília.

