Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Santa Casa de Marília promove campanha ‘Líder sangue bom’

Cidade
12 de julho de 2014

doação de sangueA Santa Casa de Misericórdia de Marília lançou um desafio para seus encarregados, gerentes e coordenadores. É a campanha “Líder sangue bom”, que tem como objetivo captar bolsas de sangue para o Hemocentro de Marília. A ação é realizada em um período considerado estratégico, quando as férias e as baixas temperaturas tendem a prejudicar as doações de rotina. A campanha ocorre de 14 a 26 deste mês.

Entre equipes de assistência, administrativo e apoio, a Santa Casa de Marília conta com cerca de 50 profissionais que ocupam cargos de chefia ou liderança. O grupo participa de reuniões quinzenais de trabalho, oportunidade em que são discutidos processos, transmitidas informações, esclarecidas dúvidas e compartilhadas propostas visando a qualidade.

O coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Márcio Mielo, lembra que a conscientização em prol de causas sociais e a capacidade de mobilização são indicadores de uma gestão eficiente. No caso da Santa Casa de Marília, que busca a certificação pelo modelo CQH (Certificação de Qualidade Hospitalar), desenvolver ações como esta é fundamental. “Antes de tudo, é uma questão de humanidade. Sabemos da necessidade de sangue para procedimentos e o quanto é difícil obter doações em quantidade satisfatória. Geralmente, somos doadores, quando algum conhecido precisa, mas não deveria ser assim. Em um segundo momento, está a nossa responsabilidade social, enquanto instituição”, disse o enfermeiro.

Mielo destacou ainda que os dias 19 e 26 (sábados) serão os “Dias D” para a campanha “Líder sangue bom”, quando serão formados grupos da Santa Casa para doação coletiva. Nas demais datas, a orientação é que os funcionários procurem o hemocentro de acordo com suas escalas de trabalho e horários de folga.

Para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos e mais de 55 quilos. Os homens podem fazer uma doação a cada 60 dias e no máximo quatro vezes ao ano. Já as mulheres a cada 90 dias, até três vezes ao ano. Para se cadastrar no Hemocentro é necessário levar um documento de identificação com foto. Não há necessidade de jejum, porém é recomendado evitar alimentos gordurosos. Caso a refeição seja abundante, é necessário aguardar quatro horas para realizar a doação.

SERVIÇO – O Hemocentro de Marília está localizado na rua Lourival Freire, 240, nas proximidades do Fórum. O telefone para contato é o (14) 3402-1850.