Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Sancionada a lei que universaliza o Simples Nacional

Geral
10 de agosto de 2014
topo_odontologia

Odontologia e outras profissões entram no Simples Nacional

A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem, sem vetos, a lei que universaliza o Simples Nacional e passa a estabelecer como critério de adesão o porte e o faturamento da empresa, em vez da atividade exercida.

Com a medida, mais de 140 atividades poderão entrar no Simples, como medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia, advocacia, corretagem, jornalismo e publicidade, dentre outras. As novas regras começam a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2015 e devem alcançar mais de 450 mil empreendimentos.

Estudo realizado pelo Sebrae Nacional e a Fundação Getúlio Vargas revela que, entre 2001 e 2011, a participação dos pequenos negócios no PIB brasileiro cresceu de 23% para 27%. De acordo com Luiz Barreto, presidente da instituição, as cooperativas de crédito estão se tornando uma opção atraente para os pequenos negócios terem acesso a empréstimos e financiamentos, já que os bancos têm sido mais seletivos na concessão de crédito para este público.

Segundo ele, o volume de recursos e o total dessas operações negociados com micro e pequenas empresas cresceram proporcionalmente mais nas cooperativas de créditos que no sistema bancário. As informações são do jornal Valor Econômico.