MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 19 maio. 2020

Rezende explica demora para votação nas contas de Abelardo

por Leonardo Moreno

Presidente da Câmara de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD) – (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara de Marília, Marcos Rezende (PSD), explicou em sessão por videoconferência nesta segunda-feira (18) a sua versão para a demora na votação das contas de 2003 e 2004 da Prefeitura, então chefiada por Abelardo Camarinha (Podemos).

Ele abordou o assunto após ser questionado pelo vereador Cícero do Ceasa (PL), que inclusive citou matéria publicada pelo Marília Notícia no mesmo dia.

A Justiça anulou decretos legislativos que reprovaram as contas do ex-deputado e ex-prefeito Abelardo naqueles anos e a Câmara nunca mais analisou a questão.

Em novembro do ano passado o assessor especial de governo Daniel Alonso (PSDB), Alysson Alex Souza e Silva, solicitou por meio de ofício que Rezende colocasse novamente as contas para análise do plenário – o que não aconteceu até agora.

O objetivo da atual gestão é abrir mais uma frente para tentar tirar Abelardo da eleição municipal marcada para outubro deste ano. Com a aposta de que a Câmara julgaria as contas irregulares, o político, em tese, se tornaria inelegível.

Rezende

“Recebemos o pedido [de Alysson] no final de novembro, e já demos encaminhamento à Direção Geral da Casa para que tomasse as providências. Logo em seguida, em dezembro, a Câmara teve que dar andamento, discutir e votar cerca de 40 projetos, e logo em seguida houve o recesso”, comentou o presidente do Legislativo.

“Retomados os trabalhos, o pedido da Prefeitura encontrava-se em estudos por parte da Direção Geral da Casa, uma vez que não é uma questão tão simples. Surgiram uma série de dúvidas com relação às providências a serem tomadas”, detalhou Rezende.

Entre os exemplos de dúvidas citadas pelo chefe da Casa de Leis estão: “o correto é aproveitar o processo realizado pela Câmara em 2008, ano em que foram rejeitadas as contas, e só repetir a votação ou o correto é iniciar um novo processo, com Parecer da atual Comissão de Finanças e Orçamento?”.

“E ainda”, disse Rezende, “a matéria incorre na prescrição quinquenal ou não? Além de outras questões quanto ao devido processo legal”.

Outro motivo dado pelo vereador para o atraso na votação das contas foi a chegada da pandemia do novo coronavírus.

“Em seguida, já em março, a cidade, o Estado, o País e o mundo entraram em pandemia, com quarentena e isolamento social, o que mudou radicalmente o foco, de maneira que, tão logo a Direção Geral da Casa obtenha manifestação jurídica quanto ao melhor caminho a tomar [em relação às contas de Abelardo], a Presidência comunicará a esta Casa”, completou Rezende.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem perde acesso à conta do banco ao tentar se cadastrar para vaga de trabalho
  • 2
    Mulher é presa por maus-tratos após cachorro ser encontrado ferido e debilitado em Garça
  • 3
    Mulher é ameaçada com faca e tem celular roubado em passarela da zona oeste
  • 4
    Jovem de Júlio Mesquita perde mais de R$ 4 mil no golpe do falso anúncio de carro

Escolhas do editor

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
Marília tem média de 1,16 novo caso de sífilis por dia em 2026Marília tem média de 1,16 novo caso de sífilis por dia em 2026
Marília tem média de 1,16 novo caso de sífilis por dia em 2026
VIABILIDADE
Marília avalia instalação de usina solar para reduzir gasto públicoMarília avalia instalação de usina solar para reduzir gasto público
Marília avalia instalação de usina solar para reduzir gasto público
FUTEBOL
MN TV: Com campo interditado, MAC ainda não sabe onde vai mandar jogosMN TV: Com campo interditado, MAC ainda não sabe onde vai mandar jogos
MN TV: Com campo interditado, MAC ainda não sabe onde vai mandar jogos
JUDICIÁRIO
Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de MaríliaTribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília
Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília

Últimas notícias

Polícia Civil cumpre mandados em operação por crimes contra a administração pública
Roberto Baggio é o novo reforço do MAC para disputa da Copa Paulista
Agência Nacional determina apreensão de lote falsificado de Mounjaro
Arrecadação federal cresce 7,7% em junho e soma R$ 264,4 bilhões

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie