MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 25 mar. 2015

Remédio da maconha pode ajudar crianças em Marília

por Marília Notícia

Obama Admin. Unveils New Policy Easing Medical Marijuana ProsecutionsO Ministério Público Federal em Marília, pediu à Justiça Federal que obrigue o Estado de São Paulo e a União a fornecerem imediatamente o medicamento Hemp Oil (RSHO) – Cannabidiol (CBD) a seis crianças e um adolescente, portadores de Encefalopatia Epiléptica e Síndrome de Lennox-Gastaut.

Os sete menores em tratamento no município precisam do remédio, extraído da maconha, para controlar as graves crises de convulsão, já que são resistentes ao tratamento padronizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As famílias, no entanto, não têm recursos financeiros para arcar com os custos da importação do cannabidiol.

Relatórios médicos indicam que, sem o medicamento, a qualidade de vida dos pacientes é altamente prejudicada, e o risco de a situação de alguns deles evoluir para estado de mal epiléptico e morte é alto. Apesar disso, o poder público vem negando sistematicamente o acesso das crianças e do adolescente ao tratamento adequado de que necessitam.

Em janeiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso terapêutico do cannabidiol no Brasil, mas a substância continua sem o registro na autarquia. Como não pode ser produzida no país, sua importação envolve altos custos e precisa ser autorizada pelo poder público.

O procurador da República Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, ressalta que o fato de o medicamento ainda não ser registrado na agência não configura empecilho para o seu fornecimento, tendo em vista que o direito à saúde e à vida são fundamentais.

Além disso, o cannabidiol já foi aprovado em outros países por órgãos governamentais similares à Anvisa, e as pessoas que o utilizam têm obtido benefícios incontestáveis. O MPF requer que o tratamento seja fornecido pela Secretaria de Saúde do Estado em 10 dias e que o Ministério da Saúde arque com os custos. A ação pede ainda que os réus paguem multa diária não inferior a R$ 1 mil em caso de descumprimento.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem desaparece em Marília após ameaças e família recebe relatos de agressão
  • 2
    Funcionária de supermercado é presa em flagrante por tentativa de furto em Marília
  • 3
    Discussão motivada por criação de menino autista leva homem para a prisão em Marília
  • 4
    Criança perde dente após acidente em escola; Prefeitura se posiciona

Escolhas do editor

POLÍCIA
MN TV: Invasões e furtos atormentam comerciantes no CentroMN TV: Invasões e furtos atormentam comerciantes no Centro
MN TV: Invasões e furtos atormentam comerciantes no Centro
HABITAÇÃO
Marília recebe 3º Feirão Casa Paulista com 708 imóveis e crédito habitacionalMarília recebe 3º Feirão Casa Paulista com 708 imóveis e crédito habitacional
Marília recebe 3º Feirão Casa Paulista com 708 imóveis e crédito habitacional
HABITAÇÃO
Quem espera por apartamento em Marília terá nova forma de seleção; entendaQuem espera por apartamento em Marília terá nova forma de seleção; entenda
Quem espera por apartamento em Marília terá nova forma de seleção; entenda
SAÚDE PÚBLICA
Gota de Leite chega aos 95 anos com mais de 100 mil nascimentos registradosGota de Leite chega aos 95 anos com mais de 100 mil nascimentos registrados
Gota de Leite chega aos 95 anos com mais de 100 mil nascimentos registrados

Últimas notícias

Criança perde dente após acidente em escola; Prefeitura se posiciona
Reforma tributária impulsiona doações de imóveis a herdeiros no país
Na bolsa, dólar fica estável em R$ 5,08, mas cai 0,58% na semana
Tarifa de 37,5% atingirá quase 4 mil produtos brasileiros, estima CNI

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie