MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qui. 02 set. 2021

A leitura e a escrita como formas de inclusão

por Ramon Franco

(Arte: Divulgação)

Ainda estava muito nítido na minha mente a trajetória de vida do precursor do taekwondo no Brasil, que para orgulho de nossa cidade, escolheu Marília para viver e se estabelecer, quando comecei a colocar no papel as ideias da crônica desta semana.

As palavras de entusiasmo transmitidas por Kun Mo Bang, o grão-mestre da arte marcial coreana que desde 1971 está radicado em Marília após deixar a Coreia do Sul, sua nação e terra natal, me animaram a escrever sobre os desafios do recém-fundando Lions Clube Marília Literário “Osório Alves de Castro”.

Iniciativa sugerida pelo companheiro e jornalista Marcos Zaparoli, leão que se dedica intensamente ao distrito que abrange Marília e ao Lions Terceiro Milênio, com o total apoio da ex-governadora distrital de Lions Clube (LC-8) Marli Minetto, o Lions “Osório Alves de Castro” surgiu como o primeiro clube de interesse focado na literatura. O patrono, Osório Alves de Castro, viveu em Marília entre os anos de 1940 e 1960, onde trabalhou como alfaiate e se destacou entre os intelectuais da época, exercendo também a liderança política. Consistiu num dos principais formadores de opinião do período, tanto que sua alfaiataria, a Rex, localizada na rua Nove de Julho, bem no coração comercial de Marília, era conhecida como o Senado da época.

Osório escreveu e publicou “Porto Calendário”, obra colossal que levou de quebra o prêmio Jabuti de 1962, época em que estavam com o facão afiado no corte literário gênios do calibre de Guimarães Rosa, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Clarice Lispector e Ricardo Guilherme Dicke. Prosadores de peso que forjaram a Literatura brasileira do Século passado.

Bang, que forjou o taekwondo no Brasil ao lado de outros dois conterrâneos exímios mestres internacionais desta arte marcial, transmitiu a seguinte mensagem ao ser homenageado pelo Conselho da Educação Física Empreendedora, da Acim, a Associação Comercial e Industrial de Marília: “Tenham a formação, tenham a paciência e a persistência. Cheguei a dar aula só para dois alunos durante meses e mesmo assim não desisti de ensinar o taekwondo”. Grande ensinamento, sábias palavras de um autêntico mestre. Formação, paciência e persistência também eram palavras de ordem na vida de Osório Alves de Castro, que já era um homem bem maduro quando viu seu “Porto Calendário” numa prateleira de uma livraria.

O Lions Literário que leva o seu nome está sob a minha presidência e a recebi com muita honra e gratidão. Os tempos não estão fáceis para o voluntariado. Contudo, busco na persistência e na paciência as fontes de entusiasmo para prosseguir.

Neste espaço semanal que o Marília Notícia me concede para abordar a literatura e a cultura, de um modo geral, apresento o Lions Clube Marília Literário “Osório Alves de Castro”, que tem em sua base de trabalho a inclusão através da leitura e da escrita. Reitero que o clube não é exclusivo para escritores, poetas, educadores e intelectuais, mas para todos leitores e pessoas que amam ler, escrever e viver.

Quem desejar participar, estou à disposição para mais informações. O meu e-mail para contatos e mensagens é: [email protected].

 

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de matar mulher a tiros no Parque dos Ipês vai a júri, decide a Justiça
  • 2
    A força das mulheres que sobrevivem à ausência dos filhos no Dia das Mães
  • 3
    Atleta de Marília perde R$ 7,1 mil em golpe da falsa central bancária
  • 4
    Acusado de matar jovem com tiro na cabeça em chácara terá julgamento em Marília

Escolhas do editor

ESTACIONAMENTO ROTATIVO
Cobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MPCobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MP
Cobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MP
Moob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliárioMoob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliário
Moob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliário
SECRETARIAS
Saúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em MaríliaSaúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em Marília
Saúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em Marília
GOVERNO FEDERAL
AGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidadeAGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidade
AGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidade

Últimas notícias

Atuação de Danilo garante avanços e mais cuidado a portadores de doenças raras
A força das mulheres que sobrevivem à ausência dos filhos no Dia das Mães
Acusado de matar jovem com tiro na cabeça em chácara terá julgamento em Marília
Dia das Mães é celebrado por parlamentares com políticas públicas para mulheres

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie