Queda de casos permite redução de leitos UTI Covid
A Secretaria Municipal da Saúde comunicou, na noite desta terça-feira (15), a redução dos leitos de UTI específicos para tratar pacientes com Covid-19 no principal hospital referência para moradores de Marília e região.
A decisão ocorre devido a redução dos indicadores e queda na ocupação dos leitos. O Marília Notícia já havia mostrado que a pandemia se encaminha para o fim.
A medida reconfigura ala do Hospital das Clínicas (HC) de Marília. Após reunião realizada com o Comitê Regional, houve a transformação de leitos UTI Covid em leitos UTI Geral. O informe diz que a mesma regra deve ser aplicada com leitos de enfermaria, que por hora se mantém iguais – 36 leitos.
O hospital reduziu de 42 UTIs Covid para 32. Em relação à Santa Casa de Marília e ao Hospital Beneficente Unimar (HBU) não há mudanças no momento.
Contudo, a secretaria afirma que “novas mudanças ocorrerão com os leitos clínicos do HC e de UTI do HBU nos próximos dias, conforme perfil epidemiológico analisado hoje [15] em reunião”.
De acordo com o boletim divulgado ontem, os leitos UTI SUS estão com 51,11% de ocupação – após a redução no HC -, já a enfermaria com 25,42%. Na rede particular, 30,77% de leitos UTI ocupados e 15,38% na enfermaria.
TRANSMISSÃO
A taxa de transmissão da Covid-19 no Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9) segue caindo e apontando bons números.
Os dados analisados pelo Marília Notícia são do Info Tracker, mantido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com base em dados públicos oficiais.
O DRS-9 – com sede em Marília – compreende 62 cidades da região, com aproximadamente 1,2 milhão de moradores.
Em 10 de março, o MN mostrou que a taxa de contágio – chamada tecnicamente de “número efetivo de reprodução do vírus” – estava em 0,90.
O número já havia caído em relação ao dia 25 de fevereiro, quando a taxa era 0,95.
Consulta nesta quarta-feira (16) aponta que a taxa de contágio reduziu ainda mais – para 0,77. A projeção é que esse número chegue a 0,66 em 19 de março.