Promotor de Marília fala sobre seu trabalho na pandemia
Em um vídeo oficial do Ministério Público do Estado de São Paulo – gravado pela assessoria de comunicação do órgão – o promotor de Justiça em Marília Isauro Pigozzi Filho, responsável pela área de Saúde, foi destaque e falou sobre o combate à pandemia na cidade.
Pigozzi é membro do Grupo de Enfrentamento à Pandemia que atua no âmbito do órgão, por todo o Estado.
A entrevista destacou tanto assuntos relacionados à Marília, como a participação do MP para propor e mediar ações que auxiliem os gestores, com garantias à população.
O promotor comentou temas como a atuação da promotoria para o cumprimento de medidas restritivas, pressão para a retomada das atividades no comércio e transparência nos gastos.
Pigozzi citou o início da atuação no ano passado, quando o MP ajuizou uma ação que obrigou a cidade a seguir as regras estaduais de quarentena. Ele comentou os embates.
“Tivemos manifestações em frente à promotoria, o que nos trouxe preocupação, mas a gente recebe as críticas desde que sejam respeitosas. Recebemos isso, mas traçar responsabilidade: a gestão é das autoridades sanitárias, no caso específico, um comitê do Estado junto com comitê da cidade”, disse.
Na visão do promotor, as comissões parlamentares de inquérito são inerentes às atribuições dos vereadores e da Câmara, que têm autonomia para fiscalizar.
“Obviamente que isso pode causar algum transtorno na resolução da atividade neste momento, em que estamos com alto grau de contágio. Mas ela é bem-vinda”, avaliou o representante do MP.
Confira a entrevista completa: