Projetos Sociais da SADS e USF São Bento/CDHU promovem II Ação em Saúde
Aconteceu no último dia 29 de março, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Zona Sul, Rosa dos Santos Modelli, das 8h30 às 17h, o II Ação em Saúde.
O evento fez parte das comemorações pelo Mês da Mulher e o projeto foi desenhado e executado pelo Setor de Projetos Sociais da SADS – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a USF – Unidade de Saúde da Família São Bento/CDHU e faz parte do Trabalho Social exigido pela Portaria 464/2018 da CEF – Caixa Econômica Federal para os empreendimentos pertencentes ao Programa Minha Casa Minha Vida Faixa I.
A iniciativa foi voltada aos moradores do Residencial São Bento A, B e C e também a toda população residente na macroárea abrangida e atendida pelo CRAS, inclusive provenientes do Conjunto Habitacional Paulo Lúcio Nogueira (CDHU) e Rubens de Abreu Izique (Altos da Nova Marília) e contou com a participação de cerca de 300 pessoas durante todo o dia e em torno de 50 profissionais envolvidos para a sua realização.
A I Ação em Saúde foi realizada em 2018 e, devido à grande repercussão e sucesso, está foi realizada novamente contando as seguintes atividades/parcerias:
– Palestra “Violência Doméstica”: Conhecendo a Lei Maria da Penha e sua aplicação” proferida por Camila Rodrigues da Silva, doutoranda e mestra em Ciências Sociais UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília, tendo vasta experiência na área de Sociologia e Antropologia com ênfase em relações de gênero, feminismos, violência contra a mulher e violência doméstica, objetivando levar informações importantes para as participantes da ação como: o que é a violência doméstica e sua invisibilidade, tipos de violência e seu ciclo, informações sobre a Lei Maria da Penha, as dificuldades encontradas pelas mulheres para romper o laço afetivo com o agressor, mitos sobre a temática e quais os locais que podem ser realizadas as denúncias.
– Oficina de artesanato de pulseiras de pet ministrada por Fernanda Dutra Moro -artista plástica autodidata e teóloga – da Cor & Vida – Soluções Criativas, profissional que vem atuando há muitos anos na área social e desenvolvimento humano, trabalhando com pessoas, com oficinas de artesanato, criando espaços, reaproveitando materiais de forma sustentável e transformando ambientes através das cores com diversas técnicas e materiais.
– Contação de histórias sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal apresentada pelo diretor, ator, figurinista e professor de teatro Calu Monteiro da Cia. de Teatro Cacarecos. A historinha e o cenário foram criados observando as orientações da dentista da USF Bento/CDHU/, dr. ª Liliana H. K. Ferreira.
– Kléber Brinquedos com escorrega e pula pula para as crianças que participaram do evento acompanhando seus responsáveis.
– Alunos do Curso Técnico de Enfermagem da ETEC – Escola Técnica Estadual Antonio Devisate que participaram o dia inteiro da ação.
– Equipe da USF/CDHU sanando dúvidas relacionadas a Saúde e respondendo perguntas dos usuários.
– Entrega de kit de manicure contendo algodão, acetona, lixa, base para unhas e esmalte para todas as mulheres que estiveram no CRAS durante o dia.
– Sorteio de brindes, para os participantes do evento, dentre os quais 2 pranchas alisadoras e 1 secador.
– Lanche finalizando as atividades do dia.
Segundo Mônica de Vasconcelos, responsável técnica junto à CEF e integrante da equipe técnica de Projetos Sociais da SADS, a Portaria 21/2014 substituída pela 464/2018, determina que “empreendimentos contemplados no programa Minha Casa Minha Vida Faixa I tenham o desenvolvimento de Trabalho Social visando promover o exercício da participação e a inserção social das famílias contempladas, em articulação com as demais políticas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados”.
Para a RT, oportunizar eventos como a II ação em Saúde propicia ao CRAS e à USF um contato mais próximo com os usuários dos equipamentos e a criação de vínculo, possibilitando assim a identificação das demandas e atendimento de melhor qualidade.
“Na I Ação em Saúde, focamos mais nas questões voltadas para a saúde da mulher. Nesta segunda edição, além de questões relacionadas à saúde, nos voltamos mais o problema da violência contra as mulheres, problema este que não é isolado: envolve relações afetivas e econômicas, projetos de vida, vergonha, humilhação e sonhos partidos, porém resgatáveis. O resgate da autoestima de mulheres vitimadas pela violência de gênero requer compromisso social, político e pessoal. Compromisso necessário em especial para que a violência não aconteça. Pensando nisso, além de esclarecimentos gerais, também houve orientação para que mulheres em situação de violência doméstica e familiar e em situação de vulnerabilidade possam procurar atendimento psicossocial e jurídico e conhecer estratégias para superação dessa situação, tendo como finalidade promover ações para prevenir e enfrentar a violência/violação de direitos. Já a oficina de artesanato foi realizada com o intuito de empoderá-las, tendo em vista que o artesanato, por vezes, é terapêutico, relaxante podendo também ser utilizado para geração de renda.
“Pensando ainda no quão sofridas são as mulheres que vivem a violência no dia a dia, ou que presenciam o sofrimento de mães, filhas, sobrinhas, tias, netas, irmãs, amigas, pessoas queridas e próximas e que sofrem em silêncio, entregamos um pequeno kit com produtos de manicure para lembrá-las do quão belas e importantes são para suas famílias e para a sociedade. A entrega do kit representou: “acreditamos em você, siga em frente, você consegue! ” Representou menos o valor material e mais o valor psicológico para que a mulher entenda que não precisa passar por este processo sozinha e que pode buscar ajuda e orientação externa.” – concluiu a RT Mônica de Vasconcelos.
Para Alessandra C. Pessini de Melo, Enfermeira responsável pela USF “a ação foi, novamente, um grande um sucesso. A população aderiu e participou ativamente durante todo o dia e conseguimos atingir nossa de meta de levar informação séria, consistente e de qualidade para nossos usuários. Já estamos pensando em realizar a III Ação de Saúde, pois a cada ano nossas expectativas são superadas em relação à participação e credibilidade. A parceria Saúde e Assistência Social é uma parceria que deu muito certo e que veio para ficar!”
Para a Secretaria da SADS, Wania Lombardi “na II Ação em Saúde trouxemos o assunto sobre o qual as mulheres gostariam de falar, mas por medo, vergonha, insegurança não tinham coragem. A palestra sobre Violência Doméstica foi tão boa que a roda de conversa programada para acontecer no final não foi necessária, pois durante a apresentação as próprias mulheres foram trocando informações e tirando suas dúvidas com a palestrante. A situação é tão grave que muitas delas sofriam violência doméstica e nem sabiam! Na troca de vivências houve relatos de violências sofridas, casos conhecidos e experiências pessoais. A palestrante, muito segura e com uma bagagem muito grande sobre o problema, soube orientar a procurarem os serviços especializados e a não se deixarem intimidar”, completou.
Tendo em vista o ótimo resultado alcançado, há estudos para a realização da III Ação em Saúde para no próximo ano, pois “mexeu com uma, mexeu com todas!”.