Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Projeto planta mais de mil árvores em apps de Marília

Cidade
26 de maio de 2022

Projeto já plantou mais de dez mil árvores no total (Foto: Divulgação)

O projeto Minha Cidade é Verde recebeu grande reforço na melhoria da arborização urbana em Marília. Coordenado pelo ambientalista Carlos Eduardo dos Santos, o Coelho da Aquaponia, a iniciativa Plantas e Peixes concluiu o plantio de 1.192 árvores no bairro Montana 2.

Desde setembro do ano passado, quando foi lançado o Minha Cidade é Verde, Marília já atingiu o número de dez mil árvores plantadas em área urbana, sob acompanhamento do gestor ambiental Cassiano Rodrigues Leite.

Este montante foi realizado apenas com projetos através da gestão participativa, onde Prefeitura, empresários e população se unem para melhorar as áreas públicas em todos os bairros da cidade.

O chefe do Meio Ambiente conta que a arborização da cidade está sendo melhorada, principalmente nas periferias. A iniciativa tem limpado áreas e plantado preferencialmente árvores que forneçam flores e frutas, com apoio dos moradores de cada região.

“Assim surgiu o ‘Minha Cidade é Verde’, que tem a pretensão de alcançar 100 mil árvores plantadas até dezembro de 2024”, revela Leite.

Objetivo é chegar em 100 mil árvores plantadas (Foto: Divulgação)

“Iniciado em setembro de 2021, este projeto já ultrapassou dez mil árvores plantadas até a presente data, sem contar plantios particulares, plantios rurais e doações de mudas do bosque e da secretaria da agricultura. Cadastramos exclusivamente os plantios realizados em parceria entre a população e o Programa Município VerdeAzul. Temos como meta melhorar a qualidade do ar, atrair a avifauna e pequenos animais, permitindo que estes tenham alimento e abrigo, além de plantar flores para embelezar os bairros e frutas para nossas crianças”, completa o coordenador.

Carlos Eduardo dos Santos, coordenador do ‘Plantas e Peixes’, lembra que foram recuperadas três nascentes, e mais três devem ser recuperadas.

“Estamos construindo a sala de vidros, totalmente sustentável, e iniciamos a construção do espaço para equoterapia para crianças com síndrome de Down e autismo. Teremos trilhas para caminhadas ecológicas, onde pretendemos desenvolver a educação ambiental com os alunos de escolas visitantes”, diz.

Santos destaca que estas árvores plantadas estão recuperando a mata ciliar das nascentes. “E atrairão animais de pequeno porte característicos do nosso bioma, permitindo que se alimentem, se abriguem e se reproduzam em segurança. O objetivo do projeto é colaborar com as melhorias ambientais na cidade e permitir que as escolas da região tenham um local adequado para que os professores possam replicar à educação ambiental de forma prática, trilhando em meio à natureza, e, desta forma, desenvolvendo à consciência ambiental que as crianças necessitam para se tornarem adultos responsáveis, participando dos cuidados com nosso meio ambiente”, afirma.

O projeto “Minha Cidade é Verde” colabora com os projetos Nascentes, Pomar Urbano, Bosques Temáticos e Minha Escola é Verde. Informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3408-6700.

Projeto colabora com outros existentes no município (Foto: Divulgação)