Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Projeto Espaço Amigo traz crianças ao Bosque Municipal

Cidade
02 de agosto de 2022

Crianças da rede de ensino de Ocauçu visitam parque natural de Marília (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (29), o Bosque Municipal Rangel Pietraroia recebeu a visita do Projeto Espaço Amigo, de Ocauçu (distante 41,9 quilômetros de Marília). A maioria das crianças nunca tinha vindo ao Bosque Municipal, o que deixou a visita mais animada e instigante.

O Projeto Espaço Amigo é destinado a crianças de vulnerabilidade socioeconômica (no entanto, o espaço também é aberto para crianças que não se enquadram neste pré-requisito), na faixa etária de sete a 13 anos.

As atividades são trabalhadas em horário contraponto ao período escolar e são oferecidas aulas de pintura, música, teatro, artesanato, brincadeiras, filmes e, indiretamente, através destas aulas, são abordados temas como a empatia, o respeito e o trabalho em equipe.

A viagem ao Bosque Municipal de Marília foi possível, pois o projeto teve o apoio do prefeito de Ocauçu, João Benedito Costa e Silva; da vice-prefeita Patrícia Menezes Guerke e da assistente social Maria Tereza Dionísio Pereira Colombo.

Para auxiliar no passeio, as crianças ainda contaram com a assistência da professora Célia Regina de Lima Silva, da monitora Suélen Lima e, como voluntário do projeto, Carlos Vilas Boas.

Boque municipal é atração na região (Foto: Divulgação)

No início do passeio, logo na entrada do Bosque, foram dadas todas as instruções necessárias, como: não alimentar os bichos do local, evitar contato com os animais soltos, não entrar na mata e desta forma evitar riscos e tornar o passeio mais enriquecedor e seguro.

Em seguida, as crianças foram direcionadas para os viveiros, onde puderam conhecer as araras-canindé, os jabutis, os tucanos, os cágados, o pavão e os patos do lago.

Conforme as crianças iam conhecendo o espaço e os animais, as dúvidas que iam surgindo e eram sanadas pela Danielle, interlocutora suplente do Programa Município VerdeAzul e pelo Armando, funcionário que atua no Bosque Municipal há mais de dez anos.

Foi enfatizado também que os animais presentes no Bosque Municipal são oriundos de apreensão da Polícia Militar Ambiental e que devido à reabilitação desses animais silvestres, não foi possível reintroduzi-los na natureza, pois os mesmos teriam poucas chances de sobrevivência.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Argollo Haber, agradeceu a visita dos integrantes do Projeto Espaço Amigo e acrescenta. “Fiquei muito honrado em receber a visita deste projeto que trabalha diversos temas importantes através de atividades extracurriculares. Estamos focados em abordar juntamente com as visitas guiadas outros pontos referentes ao meio ambiente, como a qualidade do ar, a biodiversidade, a poluição das águas e outros assuntos pertinentes a esta temática. Acredito que estas crianças são as ferramentas que construirão um futuro sustentável e em equilíbrio com a natureza”.