MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 11 maio. 2024
CIÊNCIA

Projeto de mariliense é destaque na Sorbonne Paris com apoio de mais de R$ 1 milhão

Objetivo da pesquisa é alcançar de forma sustentável a decomposição de microplásticos.
por Gustavo César
Mariliense tem pós-doutorado na Universitat Jaume I na Espanha (Foto: Divulgação)

A professora e pesquisadora mariliense Amanda Fernandes Gouveia, de 35 anos, se tornou destaque na Sorbonne Paris com incentivo financeiro de 211 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão) para apoiar seu projeto TREX-MPs, que tem como objetivo alcançar de forma sustentável a decomposição de microplásticos.

Amanda nasceu em Marília e é formada em Química pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru. Ela tem ainda mestrado em Química e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de pós-doutorado na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Universitat Jaume I (Espanha). “Atualmente trabalho na Universitat Jaume I na Espanha (desde 2020). Meu projeto será desenvolvido na Sorbonne Université na França”, revela ao Marília Notícia.

A pesquisadora mora na Espanha desde 2020 e atua no ramo da ciência. “Morei em Marília até 2007. Em 2007, mudei para Bauru, onde fiz a graduação, e em 2012, fui para São Carlos. Atualmente, estou no Brasil, para a realização de uma parte experimental de minhas pesquisas. Retorno em julho para a Espanha e em outubro começarei o novo projeto na França”, explica.

O projeto TREX-MPs tem como principal objetivo alcançar de forma sustentável a decomposição de microplásticos, que estão se tornando rapidamente uma séria ameaça tanto para os seres humanos quanto para o meio ambiente. 

“O descarte de resíduos é um problema que a nossa sociedade enfrenta há muito tempo, o que gera sérios problemas ambientais. Com o intuito de buscar novos materiais ou melhorar os já existentes, venho investigando uma classe de materiais chamada de semicondutores desde a minha graduação. Esses semicondutores são aplicados em diversas áreas, sendo uma delas a fotodegradação (degradação utilizando a luz)”, detalha.

Amanda tem estudado essa propriedade desde o mestrado, aplicando semicondutores principalmente na degradação de corantes têxteis. “Na nossa sociedade, diversos produtos envolvem o uso de plástico, e como sabemos, nem todos se preocupam com a reciclagem desse material. Assim, com esse descarte inadequado, ocorreu o ‘surgimento’ dos microplásticos e nanoplásticos. Em uma conversa com uma amiga, percebi que este é um campo de pesquisa no qual poderia aplicar os semicondutores, trazendo benefícios não só para a ciência, mas também para a sociedade. Portanto, essa é justamente a motivação da minha pesquisa”, complementa.

Amanda começará em outubro seu novo projeto na França (Foto: Divulgação)

O projeto TREX-MPs recebeu um financiamento de 211 mil euros e tem um prazo de execução de 24 meses, sendo liderado pela professora Monica Calatayud. Projetos deste tipo são competitivos e menos de 15% dos solicitados receberam financiamento após passar por diferentes fases de avaliação realizadas por tecnólogos reconhecidos internacionalmente.

Amanda Gouveia é contratada pelo grupo de pesquisa em Química Teórica e Computacional (QTC) do Departamento de Química Física e Analítica da Universitat Jaume I (UJI/Espanha), liderado pelo professor Juan Andrés.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem reage a assalto e fica ferido no pescoço durante roubo na zona sul
  • 2
    Professor é preso após invadir contramão e provocar acidente alcoolizado
  • 3
    Pé de maconha e droga fracionada levam dois para a prisão na zona norte de Marília
  • 4
    Motorista é preso após ameaçar matar esposa com caco de vidro

Escolhas do editor

RECUPERAÇÃO
Prefeitura inicia força-tarefa para manutenção de ruas e ponte em MaríliaPrefeitura inicia força-tarefa para manutenção de ruas e ponte em Marília
Prefeitura inicia força-tarefa para manutenção de ruas e ponte em Marília
CIDADE
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre NóbregaLicitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
Licitação reduz custo de reforma de praça em Padre Nóbrega
CONDOMÍNIOS
História de superação traz a Marília administradora criada em BotucatuHistória de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
História de superação traz a Marília administradora criada em Botucatu
PODER LEGISLATIVO
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregularCâmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular
Câmara vota projeto que recompensa denúncia de descarte irregular

Últimas notícias

Prefeitura realiza nebulização noturna em bairros de Tupã nesta quarta
Empresas no Lucro Presumido: Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL
Farmácia do Hospital Beneficente Unimar é destaque em revista do setor
Dori abre vagas em Marília com seleção no formato ‘portas abertas’

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie