MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 23 jan. 2024
ABERTURA NOTURNA

Programa Melhor Horário Para o Trabalhador fecha 2023 com 19,4 mil atendimentos

Iniciativa completa um ano de atuação nesta terça-feira (23).
por Marília Notícia

No aniversário de um ano do funcionamento noturno da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Marília, em programa intitulado Melhor Horário Para o Trabalhador, a Secretaria Municipal da Saúde comemora o êxito da política pública implantada no município com destaque para o número de atendidos pela iniciativa.

No dia 23 de janeiro de 2023, era ofertado pela primeira vez na cidade o atendimento noturno à população em Atenção Primária à Saúde. Na ocasião, a unidade permaneceu funcionando até 22h, como ocorre até hoje. De lá para cá, somente em 2023, foram mais de 19,4 mil atendimentos no local.
 
O município já oferece 52 unidades de saúde distribuídas em todas as regiões da cidade, com atendimento das 7h às 17h, além de duas unidades de emergência (UPA e PA) e os centros de especialidades (SAE, Caps adulto e infantil).

Em 2022, o então secretário municipal da Saúde, Sérgio Antonio Nechar, com seu colega e até então secretário-adjunto, Osvaldo Ferioli Pereira, apresentaram ao prefeito Daniel Alonso (sem partido) uma alternativa para se ampliar a oferta e cobertura humanizada da Atenção Primária à Saúde.

INOVAÇÃO

Na ocasião, eles detectaram que havia uma demanda reprimida de atendimento ao trabalhador nas unidades de saúde, que muitas vezes era absorvida de forma irregular pelas duas emergências que funcionam 24h em Marília.

O projeto foi aprovado e a Prefeitura conseguiu recursos para a abertura de uma unidade noturna (o projeto inicial propunha três outras unidades, que ainda estão dentro do plano de expansão de investimentos nesta área, mas com data a ser definida para avançar).

A primeira unidade do programa Melhor Horário foi instalada nas dependências da UBS Nova Marília, na avenida Mem de Sá, 360, zona Sul, e inaugurada em janeiro de 2023.

O então secretário da Saúde participou do momento, mas logo em seguida foi convocado para assumir a função de vereador, em cargo deixado vago após o falecimento do parlamentar Ivan Negrão, do PSB.

Em contrapartida, o amigo, ex-aluno e médico Osvaldo Ferioli Pereira deixou a função de adjunto e assumiu o lugar de Nechar.

O êxito da iniciativa, reflexo do retorno de decisões técnicas no gerenciamento da pasta, resultou no atendimento direto de 19.437 pessoas ao longo de 2023, vindo de todas as partes da cidade, para receber atenção primária no período noturno.

Segundo observou a enfermeira responsável pela unidade noturna Melhor Horário, Carolline Matias, pacientes de toda a cidade procuraram a unidade à noite, com maior volume de pacientes vindos de regiões como Planalto, Costa e Silva, CDHU/São Bento, Vila Hípica, Maracá e Vida Nova Maracá, Chico Mendes, além dos usuários da própria área da UBS Nova Marília.

Também de outras unidades, mas em menor número. “A maior procura por atendimento de pediatria foi de 0 a 4 anos e de clínica médica entre 20 e 49 anos, sendo a maior procura pelo sexo feminino” descreve.

ÊXITO EM NÚMEROS

Foram realizadas 6.019 consultas de enfermagem, a grande maioria sem agendamento (apenas 219 por agendamento), que resultou, por exemplo, na coleta de 216 exames de papanicolau. O balanço do ano de 2023 também identificou 5.800 consultas médicas, com apenas 1.668 agendadas. Destas consultas, foi detectada a necessidade de 98 encaminhamentos para emergência, 1.201 encaminhamentos para especialidades e 9.548 solicitações de exames laboratoriais para avanço nos diagnósticos e tratamento.

A unidade noturna ainda atendeu por meio da equipe de enfermagem (técnicos de enfermagem) 1.534 que foram receber vacinação e 7.465 pacientes que receberam procedimentos como administração de medicamentos, curativos, aferição de pressão arterial, dextro, pós-consulta, orientação de recepção, entre outros.

“A oferta de atendimento em unidade de saúde no período noturno foi muito bem aceito pela população e é um êxito em saúde pública, elogiado inclusive pelo governo do Estado, por propor alternativas inteligentes para readequar a estrutura de atendimento às necessidades dos pacientes”, declara o secretário da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira.

“É um orgulho ter participado deste projeto e iniciativa, que teve total apoio do prefeito Daniel Alonso e que vem otimizando a forma de se fazer saúde no município, humanizando e se preocupando com as necessidades da população”, afirma o ex-secretário municipal da Saúde, Nechar, atualmente vereador na Câmara Municipal de Marília.

Para Alonso, promover saúde pública é enfrentar um desafio constante entre oferta e demanda, entre prevenção e combate direto, nas mais diversas frentes de defesa da saúde da população. “Lutamos diariamente e trabalhamos sempre empenhados em manter a Saúde de toda a população. Recentemente Marília foi eleita entre as melhores cidades para se envelhecer no Brasil e evoluímos no índice de Saúde avaliado pelo Tribunal de Contas, com a nota B. São reflexos da seriedade e do trabalho contínuo de toda a rede”, conclui.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Motorista morre após passar mal ao volante e invadir a contramão na SP-294
  • 2
    Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
  • 3
    Imagens flagram acidente com idoso que passou mal no Centro de Marília
  • 4
    Acidente entre carreta e caminhão provoca lentidão no Contorno

Escolhas do editor

SESC MARÍLIA
Obras do Sesc Marília sofrem novo atraso e inauguração fica para o segundo semestreObras do Sesc Marília sofrem novo atraso e inauguração fica para o segundo semestre
Obras do Sesc Marília sofrem novo atraso e inauguração fica para o segundo semestre
RECUPERAÇÃO
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem altaDepois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Depois de quase 80 dias, sobreviventes da tragédia da BR-153 recebem alta
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbanoBusca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
Busca por condomínios com lazer e segurança cresce e muda perfil urbano
LEGISLATIVO
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em MaríliaPrefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília
Prefeitura propõe reajuste no Bolsa Atleta e aumento do teto em Marília

Últimas notícias

Ginásio Neusa Galetti recebe limpeza e manutenção em área esportiva
Marília registra avanço no consumo de cultura, aponta pesquisa estadual
Obras no Jardim Ismael entram em nova fase com avanço da pavimentação
Programa arrecada R$ 12 mil e garante 406 cobertores em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie