Desde 2014, mais de 50000 artigos.
,/2020

Professor Marcos Cordeiro indica livros na ‘Dicas da Semana’

Variedades
04 de setembro de 2020

Professor Marcos Cordeiro (Foto: Divulgação)

O professor universitário Marcos Cordeiro é o participante desta edição da coluna ‘Dicas da Semana’ com a sugestão de três livros aos leitores do Marília Notícia. São obras que ajudam a entender o Brasil e o brasileiro, a humanidade e o estado.

Marcos Cordeiro possui graduação em História (1990), mestrado em História Econômica (1996), doutorado em História Econômica (2002), todos pela Universidade de São Paulo, e Livre Docência em Economia Política Internacional pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) – (2013).

Ele é vinculado ao departamento de Ciências Políticas e Econômicas na Unesp de Marília e docente nos cursos de graduação em Relações Internacionais e pós-graduação em Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas”.

O objetivo da coluna é apresentar um pouco do gosto e do interesse de marilienses notáveis. E os leitores também podem participar, fazendo suas próprias indicações.

(Imagem: Reprodução)

Sagarana – João Guimarães Rosa

Um reencontro com o passado, de tudo o que há de ruim e bom na alma do povo brasileiro.

(Imagem: Reprodução)

Armas, Germes e Aço: os destinos das sociedades humanas – Jared Diamond (vencedor do Pulitzer)

Uma enorme oportunidade para se pensar na aventura da humanidade a partir de uma visão científica, cultural e humanista. Nos ajuda a desprender de muitos conceitos pré-concebido e compreender como a ação entre o homem e a natureza nos levou ao atual estágio de civilização que vivemos.

(Imagem: Reprodução)

Estado Empreendedor: desmascarando o mito do setor público vs. setor privado – Mariana Mazzucato

Um estudo instigante sobre como as universidades e os centros de pesquisas criaram a atual onda tecnológica com o apoio expressivo do Estado. As principais inovações num iPhone, por exemplo, foram desenvolvidas com dinheiro público, como a tele touch screen, o GPS, as baterias, os sistemas de inteligência artificial (SIRI), etc. Ajuda as pessoas a compreenderem o papel importantíssimo da pesquisa básica para a inovação tecnológica.