Prisão tem resistência, tumulto e gravações de populares

Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas na tarde deste domingo (11), no bairro Alcides Matiuzzi (zona norte). Mas, a ação policial – que poderia ter sido rotineira – teve fuga de moto, envolvimento de grande número de policiais, tumulto em via pública, xingamentos e moradores gravando PMs com celulares (vídeos abaixo).
Segundo informações oficiais da PM, militares do programa Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) patrulhavam a região conhecida como “Biqueira do Latão”, um ponto já marcado pela venda de drogas, quando avistaram um motociclista em atitude suspeita na rua José Rino.
O jovem – que relatou à polícia ganhar a vida como montador – conduzia uma motocicleta Honda CG 150 preta, com escapamento aberto. Ao notar a aproximação das viaturas, ele teria fugido em alta velocidade pelas ruas do bairro.
Durante a perseguição, no cruzamento entre as ruas Urias Avelino de Moraes e Dalva Ribeiro Farto, o motociclista, segundo a PM, dispensou uma sacola e seguiu com manobras arriscadas pela via pública, com risco a pedestres e outros condutores.
Enquanto uma das viaturas recolhia a sacola, onde havia 52 porções de maconha que, segundo a polícia estariam prontas para venda, outra equipe da PM continuava o acompanhamento.
O jovem foi abordado logo depois em frente a uma casa. Ele teria admitido, inicialmente, ser o dono da droga. A PM diz que ele alegou ainda que pretendia vender em São Paulo, onde estaria trabalhando, e ganharia mais dinheiro devido à “qualidade do entorpecente”.
A ocorrência voltou a se complicar com a chegada de um motorista de 43 anos, pai do motociclista. A polícia afirma que o homem insuflou pessoas do entorno e vizinhos, tendo início o tumulto.
CASO VIROU DESACATO
O suspeito passou a recusar obedecer ordens da equipe, segundo a PM. Foi necessário, conforme boletim de ocorrência, “uso de força física moderada” para conter o morador.
O pai foi para dentro da casa e não foi detido. Parte do trabalho dos militares ficou registrado em vídeos que mostram PM de arma apontada. Mostram também moto da Rocam sendo levantada do solo, gritos e apelos de moradoras para seus filhos e parentes não se envolverem.
DROGAS E MOTO RECOLHIDA
Além das drogas, a polícia apreendeu R$ 79,55 e a motocicleta utilizada na fuga. O veículo está registrado no nome do próprio rapaz.
Na delegacia, segundo o registro oficial, o acusado permaneceu calado e não respondeu às perguntas do delegado. Um advogado acompanhou a prisão.
O jovem foi autuado em flagrante por tráfico, conforme artigo 33 da Lei de Drogas. Ele também poderá responder por crime de desacato, devido ao comportamento contra os policiais. O pai do rapaz teve seus dados anotados e será investigado por eventual crime de desacato.