Presos do semiaberto pintam quatro escolas estaduais em Marília
Os presos do regime semiaberto irão revitalizar quatro escolas estaduais antes do ano eletivo em Marília. Serão beneficiadas as unidades Monsenhor Bicudo, Antônio Augusto Neto, Nasib Cury e a Prof. Edson Vianei Alves.
O projeto “Escola + Bonita” tem a proposta de dar uma “nova cara” às escolas e ampliar a ressocialização de reeducandos da Penitenciária de Marília.
“A pintura será feita em horários que não interrompam a utilização da escola e com todos os cuidados devidos, com tintas que não têm cheiro, para permitir que no dia seguinte professores, gestores, funcionários e alunos também possam frequentar”, afirmou o governador João Dória.
Por meio do programa “Via Rápida Expresso”, serão pintadas 500 escolas no Estado de São Paulo. Neste projeto, os reeducandos participantes serão capacitados e pintarão escolas durante este curso profissionalizante.
Além de recuperar prédios públicos e contribuir para oferecer melhores condições de ensino, o programa ainda permite que os reeducandos possam sair com uma profissão após o cumprimento de pena – com essa qualificação, eles podem trabalhar como pintores profissionais.
Sobre o Via Rápida Expresso
O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime semiaberto, internos em regime de semiliberdade da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.