Presidente da Capes aborda pós-graduação na Unimar
A Unimar recebeu nesta segunda-feira (21) a presença do presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação do MEC (Ministério da Educação), Abílio Baeta Neves.
O visitante ilustre participou da banca de mestrado na área do Direito de Bruno Bianco Leal, sobre a crise na previdência brasileira, e conversou com os professores da instituição em palestra sobre “O futuro da pós-graduação”.
Também acompanhou Abílio, o Diretor de EAD (Educação à Distância), Carlos Cezar Modernel Lenuzza, que participou de evento paralelo com docentes da área na instituição.
Em entrevista ao Marília Notícia, o presidente da Capes exaltou a possibilidade “de falar com professores e administração central”. Ele diz que sente “uma vontade muito grande da direção de investir e ampliar a pós-graduação”.
Para Abílio, o grande desafio da pós em todo o país é que a sociedade reconheça que mestres e doutores, assim como suas pesquisas, “são instrumentos de desenvolvimento”. “Esse é o ponto central”, afirma o especialista.
Em 2017 a Capes prepara a avaliação ampla quadrienal que deve fazer o diagnóstico sobre a situação geral dos cursos oferecidos para quem já tem a graduação concluída.
“Estou otimista. Acho que temos avançado, apesar das crises. As perspectivas na capacidade da Capes de apoiar a pós-graduação são boas. As vezes temos que tirar leite de pedra e tiramos. Vamos insistir cada vez mais com as instituições que se preocupem com um crescimento sustentável e com qualidade das pós”, comenta o presidente do órgão.
De acordo com ele, a sociedade espera isso, já que o investimento público é considerado grande. O orçamento é de R$ 4 bilhões para pós-graduação em 2017 para serem investidos, por exemplo, em bolsas de estudo, custeio de pesquisas, participação em eventos acadêmicos, entre outras despesas.
Para a pró-reitora de Ação Social da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, a data foi histórica por conta da presença do presidente da Capes.
“Estamos aqui para construir junto com o MEC uma educação de qualidade. Estar 500 quilômetros da capital não tem sido barreira para nossa instituição. Estamos construindo uma nova universidade, que apesar de apesar de 60 anos de história da nossa instituição, optou ficar na cidade de Marília como único espaço físico. Sabemos que não há barreira e a EAD é uma oportunidade para nossa instituição”, disse Fernanda.
Na noite de segunda, antes de iniciar o diálogo com os professores da Unimar, Abílio foi homenageado pela Câmara de Marília. O presidente do Legislativo local, vereador Wilson Damasceno (PSDB), entregou para ele o certificado de “visitante ilustre”.