MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
dom. 22 mar. 2026
EDUCAÇÃO ACOLHEDORA

Presidente da Câmara destaca programa que amplia inclusão na rede municipal de ensino

Projeto prevê salas multissensoriais e atendimento especializado nas escolas.
por Marília Notícia
Para presidente, implantação dos espaços adaptados mostra a responsabilidade do governo ao garantir equidade no ensino (Foto: Wilson Ruiz)

Escolas que adaptam o ensino às necessidades, ritmo e habilidades únicas de cada aluno. A partir de abril, isso começa a se tornar realidade em Marília. Lançado no último dia 19, o programa Educação Acolhedora, na opinião do presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), vai transformar o ensino nas unidades escolares da rede municipal. 

“Fico muito feliz em ver esse compromisso sendo cumprido. Desde a campanha estive com o Vinicius [Camarinha, prefeito] ouvindo as demandas de mães atípicas, que relataram as grandes dificuldades de acesso dos seus filhos à aprendizagem, com depoimentos que nos tocaram profundamente, assim como as entidades. Transformar as escolas em espaços mais acolhedores e inclusivos era uma das nossas metas, o que agora começa a se tornar realidade graças ao incansável trabalho do prefeito e de sua equipe, em especial da Educação”, diz o presidente do Legislativo.

Danilo da Saúde aponta ainda que a implantação dos espaços adaptados mostra a responsabilidade do governo ao garantir equidade no ensino e que, após anos de falta de investimento em inclusão, Marília caminha para se tornar mais uma vez referência. “Primeiro ampliamos o acesso ao diagnóstico na saúde e agora garantimos equidade no ensino. Foram anos de abandono e hoje estamos vivendo um recomeço, cuidando, sobretudo, do futuro. A Câmara tem apoiado os projetos necessários e dado instrumentos para que essa transformação ocorra.”

Programa incorpora ferramentas digitais de apoio à gestão educacional (Foto: Divulgação)

O Educação Acolhedora prevê 105 novos espaços voltados à primeira infância, educação inclusiva e acolhimento emocional, além de formação continuada para profissionais da Educação. Também contempla 21 salas de Atendimento Educacional Especializado multissensoriais.

Além da estrutura física, o programa incorpora ferramentas digitais de apoio à gestão educacional, incluindo um Ambiente Virtual de Aprendizagem e Sistema de Multiatendimento. Já no próximo dia 2, duas unidades passam a contar com salas de primeiríssima infância, acolhimento e multissensoriais e a expectativa é que em até 15 meses o programa seja implantado em todas as escolas. 

“Temos mais de 17 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, sendo 1,2 mil com deficiência. Destes, 806 são autistas. Esses números mostram a importância deste programa. Sabemos que ainda há desafios, contudo, a adaptação do ambiente escolar é um passo gigantesco para a real inclusão que queremos. Estamos vendo o início de uma transformação, o começo da escola para todos, e agradeço ao prefeito por ter essa sensibilidade e compromisso”, conclui Danilo da Saúde.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Santa Casa atinge capacidade das UTIs por doenças agravadas pelo frio
  • 2
    Casa é atingida por incêndio durante a madrugada na zona norte
  • 3
    Marília tem previsão de semana de frio intenso, chuva e mínimas de 10°C
  • 4
    Incêndio atinge depósito de ovos no centro de Marília e causa prejuízos

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Tentativa de separação termina com jovem internada após agressão brutalTentativa de separação termina com jovem internada após agressão brutal
Tentativa de separação termina com jovem internada após agressão brutal
PRODUÇÃO RURAL
Brasil bate recorde de abates e Marília mantém 5º maior rebanho de SPBrasil bate recorde de abates e Marília mantém 5º maior rebanho de SP
Brasil bate recorde de abates e Marília mantém 5º maior rebanho de SP
CLIMA
Marília tem previsão de semana de frio intenso, chuva e mínimas de 10°CMarília tem previsão de semana de frio intenso, chuva e mínimas de 10°C
Marília tem previsão de semana de frio intenso, chuva e mínimas de 10°C
DENUNCIADO
MP denuncia garcense por furto e morte de gata e pede preventivaMP denuncia garcense por furto e morte de gata e pede preventiva
MP denuncia garcense por furto e morte de gata e pede preventiva

Últimas notícias

Tentativa de separação termina com jovem internada após agressão brutal
Dupla é flagrada arrastando homem ferido no centro; vítima fica internada no HC
França e Argentina podem garantir vaga hoje; confira os jogos da Copa
Brasil bate recorde de abates e Marília mantém 5º maior rebanho de SP

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie