Presidente da Câmara acompanha início da aplicação da nova vacinação contra dengue

O presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), participou do início da campanha de vacinação contra a dengue para os profissionais da saúde que atuam na rede básica, com a nova vacina, em dose única. Para ele, a ação, que ocorreu na UBS (Unidade Básica de Saúde) Cascata, é um momento histórico para proteger aqueles que estão na linha de frente do combate ao vetor, o mosquito Aedes aegypti.
Os servidores estão sendo imunizados com a vacina do Instituto Butantan, primeiro imunizante voltado para a prevenção à doença, em dose única. Anteriormente, eram necessárias duas doses.
“A Câmara está muito feliz em participar desse momento. Marília tem feito a lição de casa e é referência no trabalho de combate à dengue, que é uma doença que pode levar a óbito. Parabenizo a Secretaria da Saúde, na pessoa da secretária Paloma [Libanio] e toda sua equipe, e o prefeito Vinicius [Camarinha], que têm se dedicado ao controle da dengue, primeiro na prevenção, com os agentes intensificando os serviços de campo e os servidores nos postos, no acolhimento dos pacientes, e agora com a vacinação”, disse o presidente do Legislativo.
Ele lembrou que a rede já ampliou a imunização para as crianças e adolescentes de seis a 16 anos e agora chega aos profissionais de saúde na campanha.

Danilo apontou os avanços significativos na saúde e o cenário mais favorável, em relação ao início da atual administração.
“Hoje temos investimentos e a saúde sendo tratada como prioridade, com reformas nos postos, construção de novas unidades, programa para reduzir filas por especialidades e o tão sonhado AME [Ambulatório Médico de Especialidades] finalmente saindo do papel”, destacou.
Ele lembrou ainda que a vacinação não vai proteger apenas os profissionais de saúde, mas toda a população da dengue, que é um sério problema de saúde pública. “A campanha será ampliada gradativamente e logo chegará a mais pessoas”, anunciou.
A secretária municipal da Saúde também acompanhou o início da vacinação e aplicou algumas doses em agentes comunitários de saúde e de controle de endemias. Paloma Libanio destacou que a vacina é 100% brasileira, de dose única e protege contra quatro subtipos da dengue.
“Estamos muito felizes de iniciar a imunização dos profissionais de saúde e logo em seguida a vacina chegará a toda a população. Começamos pelos agentes e depois vamos ampliando para outras categorias”.
Ela lembra que a vacina também está sendo aplicada em crianças e adolescentes de seis a 16 anos e que neste caso são duas doses. “A segunda dose é após três meses da primeira e é importante que não seja esquecida para garantir a imunização. A aplicação das doses continua em todos os postos”.
De acordo com dados da Secretaria da Saúde, mais de duas mil pessoas já foram imunizadas contra a dengue este ano em Marília.