Desde 2014, mais de 30000 artigos.
,/2018

Prefeitura realiza 14ª Janela Literária neste sábado na Biblioteca Municipal

Cidade
08 de novembro de 2018

Programa é um dia dedicado a diversas manifestações artísticas e literárias, com todas as atividades gratuitas. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza neste sábado (10) a 14ª edição do programa Janela Literária, das 9h às 17h, na Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”, localizada na rua São Luiz, 1.295, esquina com a rua São Carlos.

O programa Janela Literária é um dia dedicado a diversas manifestações artísticas e literárias, como lançamento de livros, sarau, contação de histórias, encontro de RPG, jogos de xadrez e encontro do Clube de Leitura “Leia Mulheres”. As atividades são todas gratuitas.

Confira a programação completa da 14ª edição do Janela Literária:

Dia: 10 de novembro

Período da manhã

Piso 1 – das 8h30 às 9h50 – XV Encontro dos Escritores Marilienses; e das 11h às 11h40 – Contação de histórias com Lizbeth Oliveira de Andrade.

Piso 2 – das 10h às 10h30 – Intervenção poética “Fragmentos da Literatura de autores negros brasileiros”; das 10h30 às 11h – Apresentação do coletivo “Diáspora Preta”; e das 11h10 às 12h – Lançamento do livro “Bibliotecá[email protected] [email protected]: ação, pesquisa e atuação política” representado por Graziela dos Santos Lima.

EXPOSIÇÕES

Colecionismo: Mania de Você…

“Cédulas e moedas antigas”

As peças da exposição são cédulas de dinheiro e moedas antigas de acervo particular.

VITRINE

“O escritor negro e seu lugar na literatura”

No mês dedicado à Consciência Negra a biblioteca expõe os livros da autoria de escritores negros e publicações ligadas às temáticas africanas e afro-brasileiras.

“Proclamação da República em Livros”

Dia 15 de novembro de 1889 foi instaurada a Proclamação da República no Brasil, durante todo o mês a biblioteca destaca as publicações dedicadas a esta data histórica.

Piso 3 – das 9h às 10h e das 10h30 às 11h30 – Oficina de Xadrez com Felipe Brene, ex Árbitro Auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez. A prática do jogo de xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões; das 12h às 12h40 – Oficina de turbante com Géssica Machado – a oficina propõe as formas estéticas de amarração dos turbantes e sua representatividade na cultura afro-brasileira.

Período da tarde

14h às 18h – PROJETO CriAção (Oficina de RPG e board games) com Bruno Fontana (Piso 2). Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua. Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores.

15h às 17h – Clube de Leitura “Leia Mulheres” (Piso 1). Livro: Olhos D’ água – Conceição Evaristo. O projeto Leia Mulheres surgiu em 2014 com um convite à leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas. Atualmente, são inúmeros grupos espalhados por todo Brasil. Mediação de Ana Xavier e Raisa Oliveira.