MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 11 jun. 2024
INSERVÍVEIS

Prefeitura limpa e orienta moradores a não descartarem lixo em terrenos vazios

Segundo a administração municipal, flagrantes de desrespeito são diários.
por Marília Notícia
Local passa por limpeza para evitar proliferação da dengue (Foto: Mariano Rocha)

As secretarias municipais de Limpeza Pública e Serviços, Meio Ambiente e Obras Públicas continuam intensamente com os serviços para manter a cidade limpa, linda e próspera para o bem-estar e melhor qualidade de vida dos marilienses.
 
A limpeza de terrenos vazios para evitar proliferação de doenças, em especial a dengue, tem sido diária e mesmo após os serviços, muitos deles solicitados pelos moradores, a Prefeitura de Marília tem colocado faixas orientando para que todos ajudem a manter a cidade limpa. As faixas informam que é “Proibido Jogar Lixo. Seja um cidadão consciente e mantenha a cidade limpa”. Mas mesmo assim, os flagrantes de desrespeito são frequentes.
 
Enquanto as equipes técnicas da Prefeitura trabalham de forma integrada na limpeza de terrenos, praças, poda de mato, tapa-buracos, asfalto novo em ruas e avenidas e segurança no trânsito, muitos cidadãos continuam descartando lixo de forma irregular, sem pensar no próximo.

Flagrante de desrespeito em área recém-limpa (Foto: Mariano Rocha)

O flagrante desta manhã de segunda-feira (10) aconteceu na zona sul da cidade. Mesmo com quatro faixas próximas e instaladas estrategicamente para atrair a atenção dos moradores no grande terreno localizado no cruzamento na avenida Tomé de Souza, com a rua Domingos Jorge Velho, Teotônio Vilela, um cidadão desinformado jogava lixo no terreno descaradamente.

“Não só este, mas vários outros esperam a limpeza realizada pela Prefeitura e voltam a descartar entulhos, restos de lixo e até animais mortos no terreno”, disse um morador que junto com outros denunciam o descaso dos vizinhos para a equipe da Prefeitura.
 
“Tudo que não presta, ao invés de descartarem nos Ecopontos ou solicitarem caçambas, preferem jogar nos terrenos. Uma vergonha e, quando falamos, eles xingam e até agridem. São descarados mesmos”, relatou um mecânico que trabalha em frente a um dos terrenos que as equipes Prefeitura acabaram de limpar.
 
ECOPONTOS
 
Abertos das 8h às 17h, a Prefeitura mantém três Ecopontos em funcionamento. Localizados nas zonas sul, norte e oeste, os três Ecopontos criados pelo prefeito Daniel Alonso (PL) recebem diariamente descartes de restos de construção civil, podas de árvores e jardinagens, madeiras, materiais recicláveis.

Faixa alerta cidadão para não descartar lixo em local proibido (Foto: Mariano Rocha)

De acordo com o chefe do Executivo, o objetivo é manter a cidade limpa e atender as reivindicações dos moradores que residem próximos dos terrenos vazios.
 
“As faixas informativas ajudam a conscientizar a população e contribuem para identificar onde os moradores têm desrespeitado. Temos atendido às expectativas e mantemos as ações do programa ‘Marília em Ação’ para oferecer bem-estar à população e evitar a proliferação de doenças na cidade. Por isso, criamos os Ecopontos para funcionar todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos e para que a população possa descartar os lixos de forma correta”, salientou o prefeito.
 
ENTULHOS E INSERVÍVEIS
 
O secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Fernando Oliveira Paes, lembrou que depositar lixos, entulhos e inservíveis em locais inapropriados ou terrenos é crime ambiental – passível de multas.

“Depositar lixo e entulho irregularmente é passível de multa. Pedimos para a população nos auxiliar e denunciar, o valor da multa atualmente é de R$ 820. Jogar lixo irregularmente é crime ambiental, previsto na Lei Complementar nº 13/92. Denúncias podem ser feitas à Prefeitura de Marília, através dos telefones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6094 (ramal 6094)”, salientou o secretário.

Saiba mais acessando o site: https://www.marilia.sp.gov.br/onde-descartar.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Ex-companheira é atacada dentro de apartamento em Marília
  • 2
    Operação da PM detém trio por tráfico e apreende drogas em Marília
  • 3
    Fraude no abastecimento não é falha pontual, é injustiça social
  • 4
    ‘Doava sangue mesmo com a rotina mais corrida’ diz superdoador

Escolhas do editor

COSTA E SILVA
Neto esfaqueia avô de 86 anos na zona sul de MaríliaNeto esfaqueia avô de 86 anos na zona sul de Marília
Neto esfaqueia avô de 86 anos na zona sul de Marília
POLÍTICA
Agenda em Marília une discurso social e projeção política de Aline TeixeiraAgenda em Marília une discurso social e projeção política de Aline Teixeira
Agenda em Marília une discurso social e projeção política de Aline Teixeira
ANÁLISE FISCAL
Governo Vinicius apresenta equilíbrio fiscal e mantém ritmo de execuçãoGoverno Vinicius apresenta equilíbrio fiscal e mantém ritmo de execução
Governo Vinicius apresenta equilíbrio fiscal e mantém ritmo de execução
FISCALIZAÇÃO
Fraude no abastecimento não é falha pontual, é injustiça socialFraude no abastecimento não é falha pontual, é injustiça social
Fraude no abastecimento não é falha pontual, é injustiça social

Últimas notícias

Começam a valer penas maiores para os crimes de furto, roubo e receptação
Moto roubada de mototaxista é localizada com danos na Vila Barros
PAT Marília reúne dezenas de vagas com salários de até R$ 3 mil
Semana começa com sol e clima ameno em Marília; frio deve se intensificar

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie