Prefeitura licita materiais para bombeiros, mas itens essenciais ficam fora
A Prefeitura de Marília concluiu uma licitação para a aquisição de parte de alguns materiais destinados ao atendimento de emergências realizadas pelo 10º Grupamento de Bombeiros. O termo de homologação, publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (28), oficializou três empresas vencedoras, localizadas em Palhoça (SC), Macatuba (SP) e Colombo (PR).
O pregão eletrônico realizado na segunda-feira (25) habilitou a aquisição de itens como mil unidades de álcool etílico, 100 filtros de uso médico e 10 reanimadores manuais (balões). Entretanto, a licitação não recebeu lances para 300 cateteres nasais e filmes de plástico, ambos considerados importantes para determinadas ocorrências que são atendidas diariamente pela corporação. Segundo o edital, não há previsão para um novo pregão exclusivo desses itens, o que pode impactar a capacidade de resposta dos bombeiros.
O Corpo de Bombeiros depende do município para suprir suas necessidades de materiais e manutenção. Para 2025, está previsto um investimento de R$ 2,9 milhões em obras, manutenção de veículos e equipamentos, mas a cobertura de itens operacionais específicos segue limitada ao planejamento das licitações municipais.