Prefeitura lança plataforma digital que permite emissões simultâneas de certidões
A Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, lançou na manhã desta segunda-feira (3) a ferramenta digital Meu Imóvel e o site de consultas, dados, serviços e informações Marília Digital.
A solenidade aconteceu no segundo andar do Paço Municipal e, na oportunidade, o chefe de gabinete Levi Gomes de Oliveira representou o prefeito de Marília, Daniel Alonso.
A cerimônia contou com as presenças dos vereadores Marcos Santana Rezende (PSD) e Sérgio Antonio Nechar (PSB), além dos secretários municipais Eduardo Yamamoto, da pasta de Tecnologia da Informação, e Cássio Luiz Pinto Júnior, da Administração, e do procurador jurídico Rodrigo Abolis Bastos.
“É mais uma relevante etapa na busca por eficiência e na consolidação do trabalho em prol da nossa população. O prefeito Daniel Alonso entende que, com mais essa ferramenta, será possível avançar muito, tanto em qualidade, quanto em agilidade e também precisão”, afirmou o chefe de gabinete Levi Gomes.
SERVIÇOS
A partir do Meu Imóvel, contribuinte poderá encontrar no ambiente virtual serviços como validação de certidão, certidão de cadastro imobiliário, certidão de valor venal, certidão negativa/positiva de débitos, consulta de viabilidade, consulta número de cadastro, recadastramento de imóvel, pesquisa de débitos, solicitação da 2ª via de carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e 2ª via de carnês referentes a parcelamentos.
“A nova ferramenta garante uma série de facilidades para a nossa população”, frisou Levi.
Durante o lançamento, o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, em suas explanações, navegou pelo ambiente virtual, detalhando as facilidades das ferramentas e todos os serviços disponíveis.
“O importante é salientar que a partir de agora é possível acessar serviços e resolver questões sobre imóveis sem precisar sair de sua casa e com somente alguns cliques”, contextualizou.
Yamamoto salientou que a Prefeitura Municipal de Marília dá um passo importante no sentido de agilizar atendimentos e consultas, pois várias certidões que antes eram emitidas após atendimento presencial, agora com o login e cadastro serão emitidas virtualmente.
“O prazo legal para a emissão das certidões continua sendo o de 15 dias. Pelo fluxo de atendimento que possuímos, em média, as certidões eram emitidas no prazo de até seis dias. Contudo, agora, com o Meu Imóvel, as emissões serão simultâneas, inclusive para as seguintes certidões: negativa, positiva com efeito de negativa, valor venal do imóvel e valor venal territorial”, explicou.
O secretário municipal da Administração, conhecido como Cassinho, ressaltou que a modernização no atendimento aos cidadãos é uma constante neste governo municipal e fez um retrospecto dos serviços online que vêm sendo ofertados à população de Marília pelo governo do prefeito Daniel Alonso e também aos servidores municipais, a exemplo do sistema de distribuição de cestas básicas por QR Code. “Tudo isso garante e confere agilidade e celeridade”, considerou.
LEGISLATIVO
Os vereadores Dr. Nechar (PSB) e Marcos Santana Rezende (PSD) utilizaram a palavra na cerimônia e parabenizaram a gestão Daniel Alonso pela nova ferramenta Meu Imóvel e pelo novo site de serviços e informações Marília Digital.
“A facilidade de acesso, principalmente para obtenção de certidões, consiste num dos grandes avanços na prestação de serviços municipais”, comentou Nechar.
O ex-presidente da Câmara de Marília, Marcos Rezende, por sua vez, ressaltou que Marília está sendo governada por lideranças comprometidas com a transparência e com a seriedade.
“Desejo que nossa cidade alcance resultados cada vez melhores”, ponderou Rezende.
DIGITALIZAÇÃO
Antes do término da solenidade, o secretário da Tecnologia da Informação, Yamamoto, compartilhou a informação de que o processo de digitalização e modernização das ferramentas online para facilitar o acesso da população aos serviços da Prefeitura Municipal de Marília terá continuidade.
“Os próximos passos serão implantar o parcelamento digital e o pagamento digital através do sistema PIX”, concluiu.