Prefeitura lança 1º Festival do Café de Marília em evento no Ciesp

A Prefeitura de Marília lançou oficialmente, nesta sexta-feira (17), o 1º Festival do Café de Marília, que será realizado em 1º de novembro, na histórica Fazenda Cascata. A cerimônia aconteceu na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e reuniu autoridades, empresários e representantes do setor turístico.
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, destacou o empreendedorismo como motor para o desenvolvimento local. “O governo do prefeito Vinicius Camarinha tem muita credibilidade com a classe produtiva, e o nosso trabalho é valorizar os produtores, comerciantes e prestadores de serviço locais”, afirmou.
O prefeito Vinicius Camarinha ressaltou que o festival une cultura, turismo e conhecimento. “Esse festival pode virar um grande evento, uma feira do café, e a Prefeitura estará sempre junto dessa iniciativa. A cada R$ 1 investido em turismo, a cidade recebe R$ 4 de volta”, disse. Durante o evento, ele anunciou ainda a autorização para construção do maior e mais moderno museu de paleontologia do Brasil em Marília.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Ivan Evangelista Junior, ressaltou que a Prefeitura está abrindo novas oportunidades para o setor, enquanto o presidente do Sinhores, Sinval Gruppo, afirmou que Marília vive “uma era de ouro para o turismo”. O proprietário da Fazenda Cascata, Oswaldo Passos de Andrade, destacou a importância histórica da propriedade, fundada por seu avô, Bento de Abreu.
O festival celebra o centenário da Fazenda Cascata e marca a inclusão de Marília no programa estadual Rotas do Café, valorizando a cadeia produtiva e cultural da bebida. O evento, com entrada gratuita e doação voluntária de 1 kg de alimento ao Fundo Social, ocorrerá das 10h às 18h, com produtores de café, artesãos, baristas, palestras e shows musicais.
A realização é da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio de Comtur, Sinhores, Apta, Ciesp, Sebrae, Fatec Marília, Adipa e outras instituições.
