MN Logo

11 anos. Mais de 97 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 25 fev. 2023

Prefeitura investe em transformação digital e lança o projeto ‘Marília Sem Papel’

por Prefeitura de Marília

Lançamento do projeto na cidade ocorreu neste ano (Foto: Mauro Abreu)

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais de Tecnologia da Informação e da Administração, dá um importante passo na gestão da cidade ao implantar o projeto “Marília Sem Papel”, que trará mais eficiência, transparência e economia, ao reduzir, por exemplo, do uso de tinta de impressora, papel e combustível para o transporte dos documentos. Com a adoção da nova ferramenta, a Prefeitura estima gerar uma economia de R$ 2,3 milhões por ano aos cofres públicos.

A administração municipal passou a utilizar, desde o início de fevereiro, o software desenvolvido pela empresa 1Doc Tecnologia, que desde 2014 oferece soluções para o setor público. Hoje, o portfólio reúne mais de 550 prefeituras em todas as regiões do Brasil. A implementação é feita de forma gratuita, e a cobrança é por cada funcionário que terá acesso ao sistema por mês.

Vice-prefeito Cícero do Ceasa (Foto: Mauro Abreu)

Com a rotina dentro da Prefeitura ganhando agilidade por meio da digitalização dos serviços – envio e recebimento das solicitações e fluxos internos –, todos se beneficiam. Como explica o diretor da 1 Doc Tecnologia, Anderson Valli, “o novo sistema irá tornar os processos mais fáceis de tramitar: o cidadão pode fazer solicitações através do celular ou de um computador; caso seja necessário anexar documentos, pode escanear para poder anexá-los no pedido. Através do site ou do aplicativo, é possível acompanhar o andamento do processo e, se necessário, reclamar pela demora em avançar, já que há informação suficiente para respaldar o pedido. Contudo, os processos também se aceleram com o uso da ferramenta”, diz.

Durante o lançamento do projeto, no início do mês, o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, afirmou que este será um marco para a administração. “Viramos a chave da cidade nessa transformação digital, já que Marília é um dos primeiros municípios paulistas a fazer essa implantação. Até então, toda a tramitação de protocolos era muito morosa e, a partir de agora, será muito mais dinâmica, trazendo também economia ao município e mais segurança. Agradecemos a todos que apoiaram e deram respaldo para que pudéssemos, junto com a equipe da 1 Doc Tecnologia, implantar o ‘Marília Sem Papel’.”

Secretário Eduardo Yamamoto (Foto: Mauro Abreu)

De acordo com o vice-prefeito, Cícero do Ceasa (PL), a digitalização será um legado da gestão do atual prefeito, Daniel Alonso (sem partido). “A modernização é muito importante para o setor público e irá aumentar a governança por meio da transparência. Marília avança em todas as frentes e segue se destacando no interior paulista. Acreditamos que este é o caminho para o desenvolvimento pleno de nossa cidade”, declarou.

Anderson Valli, informou que a empresa dará suporte individual para esclarecer qualquer dúvida, com uma equipe sempre online para colaborar com quem está utilizando o sistema, sanando qualquer dúvida e ajudando o servidor, bem como a população. “Trata-se de uma plataforma de alta segurança e eficiência,” destacou Valli.

Evento foi realizado no 2º andar do Paço Municipal (Foto: Mauro Abreu)

COMO IRÁ FUNCIONAR?

O envio e recebimento oficial de documentos no setor público será realizado utilizando uma plataforma digital. A demanda chega pelo site da Prefeitura ou é lançada internamente, via memorando, e o setor recebe o documento imediatamente. A cada resposta ou encaminhamento, será criado um novo despacho, sendo possível anexar arquivos e acompanhar quem já leu, deixando o processo interno totalmente transparente.  Os dados são protegidos e não podem ser alterados.

Não haverá mais a necessidade do munícipe se deslocar até o Ganha Tempo para protocolar documentos, ele poderá fazer a solicitação on-line. No caso das pessoas sem acesso à internet ou com alguma dificuldade, estas poderão procurar o Ganha Tempo para fazer o processo no local, porém, o mesmo será eletrônico para a tramitação. Os documentos terão assinaturas eletrônicas.

Já os protocolos físicos continuarão existindo até que tudo se torne eletrônico. A previsão é de que em até dois anos não haja mais documentos em papel na administração municipal.

(Arte: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Princípio de incêndio assusta participantes em evento da Apas
  • 2
    Idosa é esfaqueada pelo neto em surto psicótico em Marília
  • 3
    Homem morre atropelado na SP-294 em Oriente
  • 4
    Mariliense morre em confronto com a Polícia Militar em Penápolis

Escolhas do editor

TRAGÉDIA
Morre no HC idosa de 82 anos esfaqueada pelo neto em surto psicóticoMorre no HC idosa de 82 anos esfaqueada pelo neto em surto psicótico
Morre no HC idosa de 82 anos esfaqueada pelo neto em surto psicótico
Prefeitura de Marília facilita registro de imóveis com programa ‘Só é dono quem registra’Prefeitura de Marília facilita registro de imóveis com programa ‘Só é dono quem registra’
Prefeitura de Marília facilita registro de imóveis com programa ‘Só é dono quem registra’
GOVERNO MUNICIPAL
Prefeito Vinicius amplia Zera Fila e anuncia PoliclínicaPrefeito Vinicius amplia Zera Fila e anuncia Policlínica
Prefeito Vinicius amplia Zera Fila e anuncia Policlínica
MORTE NA PISTA
Homem morre atropelado na SP-294 em OrienteHomem morre atropelado na SP-294 em Oriente
Homem morre atropelado na SP-294 em Oriente

Últimas notícias

Morre no HC idosa de 82 anos esfaqueada pelo neto em surto psicótico
Prefeitura de Marília facilita registro de imóveis com programa ‘Só é dono quem registra’
Prefeito Vinicius amplia Zera Fila e anuncia Policlínica
Bolsonaro fez flagrante confissão de obstrução de Justiça, diz Moraes

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie