Prefeitura homenageia alunos que tiraram nota 10 no Sarem 2023
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal da Educação de Marília promoveram na manhã desta segunda-feira (21) a cerimônia de entrega da premiação e diploma de honra ao mérito a seis estudantes da rede municipal de ensino que obtiveram a nota máxima no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília (Sarem) 2023.
O Sarem consiste em uma avaliação externa aplicada anualmente pela Secretaria Municipal da Educação desde o ano de 2004, anteriormente até mesmo da avaliação do MEC chamada de Prova Brasil, de 2005.
A solenidade, realizada no auditório do segundo andar do Paço Municipal, contou com as presenças de estudantes da rede básica de ensino, professores, diretores, pais de alunos e autoridades municipais.
Estiveram no evento o chefe de gabinete do Poder Executivo, Levi Gomes de Oliveira, assessor especial de Governo e advogado Alysson Alex – que na ocasião representou o prefeito de Marília, Daniel Alonso, o secretário da Educação, professor Helter Bochi e o assessor especial de seu gabinete, professor Joaquim Bento Feijão.
O educador Feijão, aliás, foi o idealizador do Sarem e destacou que a 18ª edição da avaliação apresentou indicadores essenciais para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental.
“O Sarem monitora os avanços do ensino na rede municipal de Educação para, com base nos resultados apresentados, obter indicadores educacionais que subsidiam a elaboração de intervenções técnico-pedagógicas em nível de sistema de ensino, gestão escolar e do próprio docente”, contextualizou o secretário municipal da Educação, professor Bochi.
Durante a solenidade, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nelson Gabaldi interpretaram uma apresentação artística inspirada no poema da escritora Ruth Rocha.
Os estudantes nota 10 no Sarem 2023 foram: Andrew Benedicto Barone (Emef Professora Reny Pereira Cordeiro), Guilherme Costa Geronimo (Emef Professor Nelson Gabaldi), João Miguel Ribeiro Thomaz (Emef Professora Reny Pereira Cordeiro), Lukas Raphael Jaques Silva (Emef Professor Olímpio Cruz), Miguel Pereira Rodrigues (Emef Professor Antônio Ribeiro) e Raphael Montisseli Castilho (Emef Professora Edméa Braz Rojo Sola).
“Esse protagonismo dos nossos estudantes consiste num dos pontos fortes da nossa rede municipal de ensino. Quero destacar o trabalho tanto do secretário Helter Bochi, quanto do professor Feijão, assessor especial, pois as premiações refletem o fruto de um êxito coletivo”, ponderou o chefe de gabinete do prefeito Daniel, Levi Gomes de Oliveira. Ele ainda ressaltou que seus filhos estudaram na rede municipal de ensino.
O assessor especial de Governo, Alysson Alex salientou também que cuidar dos estudantes da rede municipal de ensino corresponde ao mesmo que cuidar do futuro de Marília.
“Quero destacar o importante trabalho do secretário Helter e de todos os educadores e servidores que formam a nossa rede municipal de ensino, que é uma rede de excelência reconhecida em todo o Brasil”, afirmou. Os estudantes homenageados cursam atualmente os quintos anos do Ensino Fundamental e o Sarem 2023 foi aplicado no mês de junho.