Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Cidade realiza Multa Moral na avenida Sampaio Vidal

Cidade
07 de maio de 2022

Equipe atuou em ação (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília e a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) promoveram na manhã desta sexta-feira (6), na avenida Sampaio Vidal, a ação denominada “Multa Moral”, que integra o Movimento Maio Amarelo, que este ano tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”.

A ação foi realizada nos dois sentidos da Sampaio Vidal, entre os trechos das ruas Dom Pedro e Maranhão, com o objetivo de incentivar a conscientização da população sobre as vagas preferenciais de estacionamento.

Durante a ação, cadeiras de rodas foram colocadas em vagas rotativas de veículos, com o intuito de ilustrar a imprudência dos motoristas que ocupam as vagas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida e a idosos, com os cartazes “Volto Já” e “Só um Minutinho”.

O evento conta com o apoio de vários parceiros, como Secretaria Municipal da Cultura, Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Marília, Associação de Apoio ao Deficiente Físico (Aadef) de Marília, Polícia Militar, empresa de ônibus Grande Marília, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Femsa/Coca-Cola, Complexo Famema, KNN Idiomas e Escola Marte.

Cadeiras de rodas foram colocadas em vagas (Foto: Divulgação)

O presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, disse que a Multa Moral é uma ação que vem sendo realizada em todos os anos e traz uma conscientização bem positiva. “O principal objetivo mesmo é conscientizar os motoristas que estas vagas, sejam de idosos ou de pessoas com mobilidade reduzida, não podem ser utilizadas para outros fins. Elas têm que estar à disposição dos idosos e das pessoas com mobilidade reduzida o tempo todo. Não existe esse negócio que é só um minutinho. Essas vagas reservadas têm que ser respeitada por todos. Queremos que toda a população apoie essa ação, deixando claro a todos os motoristas que essas vagas preferenciais são exclusivas. É uma ação que traz um resultado bem positivo.”

MAIO AMARELO

O movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. E o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Espaços são reservados a pessoas com deficiências (Foto: Divulgação)

PROGRAMAÇÃO

Após a abertura oficial do Maio Amarelo, segunda-feira (2), na Emei Monteiro Lobato; e a Ação de Multa Moral nesta sexta (6) na avenida Sampaio Vidal, várias outras ações estão previstas durante o mês. Confira:

Dias 10 e 11 – Escola Olímpio Cruz das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Dia 11- Escola Olímpio Cruz das 8h às 11h e das 13h às 17h e Panfletagem no Complexo de Trânsito.

Dia 13 – Panfletagem

Dia 18 – Escola Sementinha, das 8h às 12h.

Dias 19, 20 e 21 – Shopping Marília, das 13h às 17h, Cidade Mirim de Trânsito.

Dia 20 – Blitz Educativa com a Polícia Militar às 15h.

Dia 24 – Ação no Terminal Rodoviário Urbano das 8h às 12h.

Dia 28 – Encerramento na Praça da Emdurb às 8h.