Prefeitura divulga empresas que recebem verba de publicidade
Recentemente a Prefeitura disponibilizou no Portal da Transparência a relação de todas empresas que recebem verbas destinadas a serviços publicitários desde 2012.
Além do nome da empresa, consta ainda o número da nota fiscal, a data da emissão, o tema da propaganda, o período de veiculação e o valor pago.
A divulgação vem depois de muita pressão por parte de algumas entidades e população de Marília, que questionava a Prefeitura sobre o altíssimo valor gasto com publicidade. A transparência é prevista em lei.
Entre as empresas que recebem dinheiro da administração municipal estão:
-TV Marília;
-TV Tem;
-Diário de Marília;
-Jornal da Manhã
-Jornal O Dia;
-Rádio Dirceu;
-Rádio 950;
-Rádio Diário FM;
-Rádio Jovem Pan;
-Rádio Clube;
-Rádio Itaipu.
A empresa de Marcos Juliano Ferreira, presidente do Partido Solidariedade (SD) em Marília e diretor das rádios Cidade Marília e Campestre (FM), é outra que aparece constantemente nos pagamentos do governo municipal. Juliano é pré-candidato à Prefeitura de Marília pelo SD.
Vale lembrar que apesar dos constantes informes oficiais apontarem para queda na arrecadação municipal e frustração de receita, ocasionando cortes de gastos em diversas áreas, a Prefeitura de Marília renovou em junho deste ano por mais um ano o contrato no valor de R$ 3,8 milhões firmado com a Sotaque Brasil Publicidade e Propaganda (empresa que redistribuí a verba entre os veículos de comunicação).
Evolução dos gastos
No ano de 2013, a Prefeitura gastou R$ 1 milhão em publicidade; em 2014 R$ 1,9 milhão; no ano de 2015 o valor gasto foi de R$ 2,1 milhões; e neste ano já foram gastos R$ 712 mil.
Se os gastos continuarem nesta média, em 2016 as despesas com publicidade serão de R$ 3,1 milhões. Vale lembrar que se trata de ano eleitoral.
Para ter uma ideia do aumento crescente dos gastos com publicidade, de 2013 para 2014, as despesas cresceram 86,02%. Este valor quase dobrou em relação ao ano anterior, sendo que a inflação no período foi de 5,91%.
Em 2015, essas despesas aumentaram 7,62% quando a inflação foi de 6,41%. Em 2016, se as despesas com publicidade seguirem a média do ano até agora, os gastos mais que dobrarão nos três anos. Nesse caso, as despesas serão de 129,40% a mais.
Veja os gastos
Para ter acesso à relação das empresas, acesse o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DA PREFEITURA, clique em “Gastos com publicidade” e escolha o ano da despesa.