Desde 2014, mais de 39000 artigos.
,/2019

Prefeitura disponibiliza área para o descarte de entulhos

Cidade
20 de setembro de 2019

Encontro no auditório da Prefeitura contou com presenças de vereadores e representantes da Cetesb. (Foto: Mauro Abreu)

O Prefeito Daniel Alonso, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, disponibilizou uma área na estrada vicinal de Avencas, próxima ao antigo aterro sanitário, para que os caçambeiros possam fazer o descarte de entulhos. Durante muitos anos esse foi um grande problema para a cidade de Marília e agora parte para uma solução.

O chefe do Executivo recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 20, no auditório da Prefeitura (2º andar do Paço Municipal), a diretoria da Amelca (Associação Mariliense das Empresas de Locação de Caçambas) e também os representantes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Rafael Carrion Montero (gerente interino) e Massanori Tsujiguchi (gestor ambiental).

O encontro contou também com as presenças dos vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Cícero do Ceasa, Evandro Galete, Professora Daniela e João do Bar; além dos secretários municipais Vanderlei Dolce (Meio Ambiente e Limpeza Pública), Márcio Augusto Spósito (Chefe de Gabinete), Dr. Alysson Alex Souza e Silva (Assessor Especial de Governo) e Cássio Luiz Pinto Júnior (Administração).

(Foto: Mauro Abreu)

Durante a reunião, que contou com 27 empresas de caçambas, foi firmada uma parceria entre a Prefeitura, a Amelca e Cetesb. Além da cessão da área para o descarte de entulhos por até 1 ano, a Prefeitura irá disponibilizar dez funcionários a partir de terça-feira (24) e durante 30 dias para dar início e auxiliar a Amelca na triagem desse material.

Depois desse período de 30 dias de ajuda da Prefeitura até o final do ano, a Amelca unicamente ficará responsável por esse trabalho de separação do lixo. Ficou decidido que paralelamente a esses processos, será aberto um processo licitatório para que uma empresa compre um novo terreno e possa fazer a gestão desses resíduos, já que o local que serão acomodados os entulhos tem vida útil de até 1 ano.

A Prefeitura também se comprometeu e ficou responsável pela fiscalização do local, destinação final do lixo separado, mantendo uma máquina para realizar o trabalho. Todos os caçambeiros presentes aceitaram a proposta.

(Foto: Mauro Abreu)

O prefeito Daniel Alonso disse que o encontro foi bastante positivo. “Certamente que sim. Fizemos uma proposta à Amelca, disponibilizando a área, a máquina e dez funcionários para ajudar na separação desse material. Eles terão um prazo para atender às exigências da Cetesb no que diz respeito a triagem do material. Se não conseguirem, a Prefeitura propõe fazer esse serviço com a cobrança de uma taxa, mas tenho certeza que eles conseguirão executar o trabalho. É um problema que acontece há muitos anos em Marília e que agora estamos solucionando em parceria com a associação.”

O presidente da Câmara, Marcos Rezende, parabenizou a gestão do prefeito Daniel Alonso, em resolver um problema antigo na cidade. “Só tenho que parabenizar o prefeito Daniel e o secretário Vanderlei pelo pragmatismo e celeridade para equacionar um problema que se alastrava há muito tempo, dialogando com a Cetesb e com os caçambeiros. A Câmara esteve presente e deu todo apoio às resoluções. Tão logo o projeto chegue ao Legislativo, vamos procurar ser o mais breve possível na tramitação para que possamos resolver definitivamente essa questão. Por isso, parabenizo a administração do prefeito Daniel, que resolveu com competência um problema que vinha acontecendo há muito tempo.”

(Foto: Mauro Abreu)

Já o presidente da Amelca, Gustavo Abólis, saiu satisfeito da reunião. “Ficamos satisfeitos com a decisão da Prefeitura. Somos gratos pelo diálogo e pela abertura dados pela administração junto com a Cetesb, pois sabemos quais são as responsabilidades de todos na questão do descarte do entulho. Temos que manter essa parceria para buscarmos uma solução também a longo prazo.”

(Foto: Mauro Abreu)

(Foto: Mauro Abreu)