Empresa vence licitação com valor baixo e preocupa poder público
A empresa Citéluz Serviços de Iluminação Urbana S/A foi a vencedora da licitação que visa melhorar e modernizar a iluminação pública em Marília. A ata de julgamento das propostas foi publicada neste sábado (4) no Diário Oficial do Município.
A Citéluz ficou em primeiro lugar na disputa, com um orçamento de R$ 11.004.782,69. A empresa tem cinco dias úteis para enviar a documentação exigida pelo poder público.
No entanto, fontes da Prefeitura ouvidas pelo Marília Notícia afirmaram que o caso é visto com preocupação internamente, já que o valor proposto pela empresa para executar o serviço é muito abaixo do estimado pelo certame, cerca de R$ 36,6 milhões.
A Citéluz estaria envolvida em diversos problemas de execução de contratos em outras cidades do país, cujas licitações foram vencidas pela empresa. Ela é alvo também de investigações por parte do Ministério Público em alguns estados no Norte e Nordeste do país.
A Prefeitura deve questionar e exigir garantias nos próximos dias de que a empresa realmente conseguirá executar o proposto no plano municipal.
Conforme o edital, a vencedora ficará responsável por manutenção preventiva e corretiva, cadastro, identificação e modernização, incluindo o fornecimento de materiais do parque de iluminação pública do município.
O novo sistema implica em mudanças drásticas, como substituição das tecnologias de iluminação, com uso de Led em 3 mil pontos de iluminação na cidade.
A empresa terá que criar ainda canais para atendimento a reclamações dos usuários, controles inteligentes por GPS, entre outras melhorias.
A licitação, na modalidade concorrência pública, chegou a ser suspensa por três vezes.
Outro lado
O MN tentou contato com a empresa, mas até o fechamento desta reportagem não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.