Prefeitura lança 2ª fase da ação de vacinação bivalente
A Prefeitura de Marília inicia neste sábado (4) a segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. As doses da vacina bivalente – que desde o último 28 de fevereiro vêm sendo aplicadas para determinados grupos prioritários – agora chegam para mais pessoas, entre elas as com idade de 60 anos ou mais.
“Neste momento em que todo o Brasil realiza a mobilização pela vida com a distribuição do imunizante bivalente, Marília, através de sua eficiente rede de atenção básica, chega à segunda fase e para tanto estaremos neste sábado, das 9h às 17h, realizando a vacinação em 13 unidades de saúde”, afirma o secretário-adjunto da Saúde e responsável pelo expediente na pasta municipal, Osvaldo Ferioli Pereira.
A vacinação estará ocorrendo nos seguintes postos: UBS Santa Antonieta, UBS Alto Cafezal, USF Bandeirantes, UBS Cascata, UBS Castelo Branco, UBS Chico Mendes, USF Costa e Silva, USF JK, UBS Nova Marília, UBS Planalto, UBS São Judas, USF São Miguel e USF Padre Nóbrega I e II [que ficam no mesmo endereço].
O programa de imunização em Marília vem cumprindo um papel eficiente no combate ao coronavírus e no controle da Covid-19 na cidade. Para esta nova fase, que iniciará na cidade neste sábado (4), o público-alvo consistirá em pessoas de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência que tenham idade a partir de 12 anos e imunocomprometidos com idade a partir de 12 anos.
“Estaremos no sábado aplicando as doses, portanto realizando a vacinação, nas residências de pacientes acamados atendidos pelas unidades básicas do Cascata, Alto Cafezal, São Miguel e Santa Antonieta”, diz a responsável pela sala de vacina de Marília, enfermeira Juliana Bortoletto Gomes.
A imunização, nesta fase, incluirá pacientes e trabalhadores das instituições de longa permanência, que são conhecidas pela sigla ILPIs. Ao procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para receber a dose bivalente, a Secretaria Municipal da Saúde recomenda a apresentação de um documento pessoal e o comprovante da vacina.
A dose bivalente anticorpos da subvariante ômicron BA.1 e BA.4 conjugada com BA.5 – isso significa que, ao ser vacinado pela bivalente a pessoa estará se protegendo contra a BA.1 e contra a BA.4 e BA.5.
Na primeira fase da vacinação, iniciada dia 28, Marília recebeu mais de 12 mil doses do Ministério da Saúde. Agora, para a segunda fase, o Governo do Estado de São Paulo destinou lote com mais de 11 mil vacinas. É importante reforçar que, para quem faz parte do público-alvo, é necessário ter completado o ciclo vacinal para receber a dose de reforço bivalente, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose recebida.