Prefeitura inicia nova etapa do LIRAa para combater o Aedes aegypti

A Prefeitura de Marília iniciou na terça-feira (1º) uma nova fase do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). A ação, que se estenderá até o dia 8 de julho, envolve 120 agentes de saúde, que atuarão em 567 quadras nas quatro regiões da cidade.
O objetivo do LIRAa é identificar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da inspeção de imóveis e coleta de amostras de larvas encontradas em recipientes com água parada. A partir desse levantamento, são calculados o Índice Predial (IP) e o Índice Breteau (IB), que indicam o nível de infestação e servem de base para o direcionamento das ações de combate ao mosquito.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o LIRAa permite identificar os tipos de criadouros mais comuns e as áreas de maior risco, possibilitando a adoção de medidas mais eficazes de controle e prevenção. No último levantamento, realizado em abril, Marília apresentou redução nos índices em comparação com janeiro: o IB caiu de 3,7 para 2,3 e o IP passou de 3,3 para 2,1.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância da colaboração da população para o sucesso da iniciativa. “Com todas as ações que foram realizadas, esperamos sim melhorar mais. Peço que os moradores autorizem a entrada dos agentes para fazerem essas visitas e agradeço a todos que estão colaborando, realizando a vistoria em seus quintais. Essa união de forças está fazendo a diferença no combate à dengue”, afirmou.