Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Prefeitura entrega escola para atender 817 alunos no Montana

Cidade
27 de maio de 2022

Escola é a maior em tamanho da rede municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) inaugurou oficialmente na manhã do último dia 18 a escola municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Sofia Teixeira Barbosa, na zona Norte da cidade. O prédio fica localizado avenida Pedro Alberto Tolentino, 520, bairro Montana, próximo ao distrito de Padre Nóbrega.

Com a inauguração, a unidade se torna a maior escola da rede municipal de ensino de Marília, com 1.980 m² de construção, 52 servidores e 11 cuidadores.

A escola conta com 15 salas de aulas divididas em quatro pavimentos, uma sala de informática, uma biblioteca, duas salas de reforço, um refeitório e um pátio, ambos cobertos e amplos, uma quadra coberta e uma cozinha com depósito e lavanderia.

No total são 817 alunos divididos em 30 turmas (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

A escola possui ainda um bloco administrativo com secretaria, sala de direção, auxiliar de direção, sala de coordenação e sala dos servidores. Todos os pavimentos e acessos possuem acessibilidade total para pessoas com deficiência física.

No total, são atendidos 817 alunos divididos em 30 turmas. São sete turmas do 1º ano, seis turmas do 2º ano, seis turmas do 3º ano, seis turmas do 4º ano e cinco turmas de 5º ano. Os alunos possuem entre seis e dez anos, e os atendimentos ocorrem das 7h às 17h30.

A equipe gestora é formada pela diretora Nilcéia Coelho dos Santos, pelas vice-diretoras Gisele Aparecida Brito Ferreira e Pércia Silva Zanin de Souza; e pelas coordenadoras Ana Carolina de Assis Nogueira Rodrigues e Poliana Kelen Volpi Mozini.

Inauguração contou com apresentação das crianças (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

A cerimônia de inauguração contou com as presenças de diversas autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; o vice-prefeito Cícero do Ceasa (PL); os vereadores Evandro Galete (PSDB), Professora Daniela (PL) e Junior Moraes (PL).

Estavam presentes também o secretário municipal da Educação, Helter Bochi; e demais gestores das pastas; além dos familiares da homenageada: Rogério Teixeira Barbosa (irmão), Sílvio Teixeira Barbosa, Cláudia Iwamoto (cunhada) e Carlos Alberto Caetano da Silva (cunhado).

Na solenidade aconteceram apresentações de danças dos alunos da escola e também a bênçãos do padre Claudinei de Almeida Lima, da comunidade São Pedro e São Paulo, que fica no bairro.

O prefeito Daniel Alonso lembrou que essa já a terceira escola entregue naquela região. “A região cresceu bastante com os bairros Maracá, Montana e Trieste Cavichioli. Esta já é a terceira escola que inauguramos aqui, com toda estrutura para atender aos alunos. E os pais podem ficar tranquilos também, pois não vai faltar transporte para nenhuma criança. Marília continuar sendo referência em educação no Estado e no país.”

O secretário municipal da Educação, Helter Bochi, destacou a emoção com a entrega. “Para nós é um dia de muita alegria e inaugurar essa escola que homenageia uma grande professora e diretora é motivo de muito orgulho para nós da rede municipal de Ensino. Parabenizo a todos os envolvidos nesse grande projeto, que certamente dá toda tranquilidade e segurança aos pais em deixar os seus filhos aqui.”

Rogério Teixeira Barbosa, irmão da professora Sofia, disse que a família se sente honrada com a homenagem. “A Sofia tinha uma alegria contagiante e um otimismo em todas as situações. Em nome de toda família, agradeço ao prefeito Daniel, à vereadora Daniela e a todos pela homenagem a minha irmã. Para nós é uma honra ter o nome da Sofia perpetuado nessa enorme e linda escola e também com toda acessibilidade. Só temos que agradecer por tudo isso.”

HOMENAGEADA

Sofia Teixeira Barbosa nasceu em Oriente, em 23 de outubro de 1962, na fazenda Santa Maria. Filha de Adão Teixeira Barbosa e de Josefina Carmo Batus Barbosa, irmã de Suely, Silvio, Rogério e Marcia.

Viveu em Oriente, na zona rural até 1970, quando mudou-se para Pompeia. Atuou profissionalmente, a partir de 1986, como professora e diretora de escola concursada nas redes de ensino estadual e municipal, nos municípios de Pompeia e Marília.

Como diretora, Sofia Teixeira Barbosa se destacou na rede municipal de ensino de Marília por seu otimismo, dinamismo, criatividade, profissionalismo e por sempre colocar a aprendizagem dos alunos em primeiro lugar. Diretora atuante e conciliadora, respeitada no meio educacional e nas comunidades em que trabalhou. Deixa um legado imensurável. Faleceu no dia 24 de fevereiro de 2019, aos 56 anos.