Prefeitura de Bauru mantém retomada das aulas presenciais
A Prefeitura de Bauru (distante 110 quilômetros de Marília) publicou decreto, na noite desta quinta-feira (21), que regulamenta a volta das aulas presenciais no município.
O decreto autoriza o retorno gradual das atividades regulares presenciais, inclusive no ensino infantil e fundamental, obedecendo a uma série de critérios de biossegurança.
Na educação básica, que vai do ensino infantil ao médio, será autorizada a presença de até 35% dos alunos nas fases vermelha ou laranja do Plano São Paulo. No caso, a região de Bauru acaba de ser rebaixada para a vermelha.
Na fase amarela, as escolas poderão receber de uma vez até 70% dos estudantes, e a partir da fase verde, 100% dos alunos.
No ensino superior não devem ocorrer aulas presenciais nas fases vermelha e laranja. Na fase amarela será permitida a presença de 35% dos alunos e na fase verde de 70% dos estudantes.
O ensino remoto deve ser mantido e a presença dos alunos nas aulas presenciais não será obrigatória.
Estudantes com comorbidades também devem seguir no ensino à distância. As datas de retomada dependem de cada rede – municipal, estadual ou particular. Por conta disso, o modelo híbrido terá que ser mantido pelas instituições públicas e privadas.
Em todos os níveis de ensino, a distância mínima entre os alunos nas salas de aula e demais espaços das escolas será de 1,5 metro.
Exceção
Nos cursos superiores de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia e biomedicina será admitida a presença de 100% dos alunos em qualquer fase do Plano São Paulo. Os percentuais estão previstos pelo governo estadual.
Para a retomada das aulas, o decreto ainda estabelece que o compartilhamento de objetos deve ser evitado, assim como atividades que possam propiciar alguma forma de aglomeração. A presença de visitantes nas escolas deve ser coibida.
Nas situações em que o número de alunos interessados em participar das aulas presenciais for maior do que a capacidade máxima permitida naquele momento, de acordo com a classificação no Plano São Paulo, a prioridade deve ser dada a estudantes sem acesso a equipamentos de informática ou internet; com dificuldade de aprendizagem; apresentando sinais de distúrbios emocionais relacionados ao isolamento social; e a alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental, em fase de alfabetização, estudantes de 5º e 9º ano do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio.
Umas série de procedimentos obrigatórios devem ser adotados pelos funcionários, alunos e as escolas.