Desde 2014, mais de 29000 artigos.
,/2018

Prefeitura dá início à construção das USFs Maracá e Palmital

Cidade
15 de maio de 2018

USF Maracá, na zona norte da cidade: unidade com três equipes vai atender população estimada em 10,5 mil pessoas.

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, concluiu no último sábado (12) o serviço de raspagem de solo e remoção de vegetação para início da construção da USF (Unidade Saúde da Família) Maracá, no distrito de Padre Nóbrega.

Equipe de topografia trabalha no local, preparando o corte e aterro do terreno. No bairro Palmital, onde outra unidade também será edificada, a construtora já abriu o canteiro de obras.

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) vistoriou os dois locais e destacou as conquistas. “São obras importantes, feitas com investimento do Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura, que terão grande impacto na vida da população. Resolvemos inúmeros problemas na saúde e agora estamos acelerando”, destacou.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, destacou que o início das construções marca uma nova fase. No ano passado foram saneadas e reequilibradas as contas da saúde, honrados compromissos e restabelecidos serviços em que havia gargalos, no início de 2017, como a entrega de medicamentos e unidades precárias, como a UBS Santa Antonieta.

“Com o comprometimento da nossa equipe técnica, apoio do prefeito e de diversas secretarias, esse ano já retomamos a construção das USFs Santa Paula/Marajó e Jardim América IV. Estamos acompanhando estas obras, para que em breve a população tenha estes novos equipamentos públicos funcionando”, declarou Kátia.

André Ferioli, secretário municipal de Obras Públicas, lembra que o prazo de obra para a USF Maracá é de 12 meses. Já no Palmital, a unidade deve ser entregue em nove meses.

USF MARACÁ

Com orçamento de R$ 1.019.047,64 o prédio da USF Maracá será construído no modelo Porte III do Ministério da Saúde, onde atuarão três equipes do Programa Saúde da Família, atendendo, somadas, a uma população estimada em 10,5 mil pessoas.

Está localizada na rua Rosa Luiza de Jesus, com confluência para as ruas 06 e 33. O terreno foi definido como área institucional na época dos trâmites de aprovação do empreendimento. A execução será da Construtora Aquarius.

USF PALMITAL

A empresa responsável pela construção da USF Palmital será a Construtora Cavibá. A obra está orçada em R$ 884.762,36 e está classificada como Porte I, com capacidade para uma equipe completa de Saúde da Família, para atendimento a cerca de 3,5 mil pessoas.

A USF já está instalada, mas atualmente ocupa um imóvel alugado e adaptado na rua Bartholomé Lopes Vilharrubia, 397. Com a nova construção, em terreno público localizado na mesma rua, aumentam o conforto e a segurança para usuários e profissionais de saúde.

 

Terreno onde será construída a USFa Palmital passa por limpeza e já está preparado para receber fundação.