Desde 2014, mais de 47000 artigos.
,/2020

Prefeitura celebra a ‘Semana da Árvore’ com atividades no Bosque

Cidade
17 de setembro de 2019

Ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública envolve alunos de escolas das redes municipal, estadual e estabelecimentos particulares. (Foto: Mauro Abreu)

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública, a Prefeitura de Marília dedica o período entre 16 a 21 de setembro para as comemorações da “Semana da Árvore”. Principal estratégia é a promoção de Educação Ambiental, utilizando o principal laboratório natural e “santuário de aves” da cidade: o Bosque Municipal Rangel Pietraróia.

Nesta segunda-feira, dia 16, foi recebido um grupo com cerca de 90 alunos da escola estadual Bento de Abreu Sampaio Vidal, localizada na zona leste da cidade. Os estudantes tiveram um bate-papo com o secretário municipal Vanderlei Dolce, conversaram com equipe da pasta sobre sustentabilidade e aprenderam um pouco mais da história do local.

Cassiano Rodrigues Leite, chefe de Meio Ambiente da Secretaria, destacou que ao longo da semana estão programadas visitas diariamente. A atividade envolve escolas do município, da rede estadual e também estabelecimentos particulares.

(Foto: Mauro Abreu)

“A educação ambiental é o caminho. Com essa geração sendo devidamente educada para uma relação mais equilibrada com o meio ambiente, levará algumas décadas para recompor tudo que foi perdido. Se não plantarmos essa semente, podemos dizer que os danos serão irreversíveis”, acredita.

O secretário Vanderlei reforçou a missão do Bosque Municipal, uma reserva ecológica cravada na cidade, que faz de Marília uma cidade diferenciada, entre tantas que já foram devastadas pela ocupação desordenada.

“Temos trabalhado de forma sistemática na valorização desse espaço, trazendo os visitantes, promovendo atrações e reforçando esse compromisso de preservação. Temos que enxergar o bosque como uma amostra de um bioma que ainda pode se regenerar. É uma ilha de preservação, mas um alento para o futuro da nossa cidade”, disse o secretário.

(Foto: Mauro Abreu)

O secretário pede que os diretores ou coordenadores de escolas interessadas em visitas guiadas entrem em contato com o Bosque Municipal, independente das comemorações da Semana da Árvore. O telefone é o 3454-3400.

Patrimônio Histórico

Adquirido pela Prefeitura em 1.942, o bosque é o único local de Mata Atlântica protegida na área urbana do município, ocupando uma área de 173.600 metros quadrados, aproximadamente sete alqueires.

A Lei Municipal 7.001, de 27 de outubro de 2009, consolidou o bosque como Unidade de Conservação, garantindo definitivamente a integridade da área.

(Foto: Mauro Abreu)

Além dos animais – pavão, sagui, jabuti e lagarto teiú, entre outros – e o lago artificial, destaca-se no local o Centro de Educação Ambiental e o Bosque dos Ipês, que conta atualmente com 700 mudas de Ipês brancos e rosas.