Prefeitura dá mais um passo para construção de parques
A Prefeitura de Marília abriu uma licitação para elaboração de projetos de sistemas de irrigação e paisagismo dos dois futuros parques lineares da cidade, da Represa Cascata e da Ferrovia.
A abertura do certame foi publicada no Diário Oficial do município nesta terça-feira (12) e o valor máximo previsto no edital é de R$ 154,3 mil. A empresa vencedora terá 45 dias para apresentar os projetos prontos.
Os parques ficam no entorno da Represa Cascata, com acesso pela avenida conhecida de mesmo nome, e na linha férrea, entre a praça São Miguel, próximo ao supermercado Tauste Norte e Praça Athos Fragata no centro da cidade.
Os projetos devem conter, entre outras coisas, a indicação da localização e definição das espécies arbóreas, arbustivas e forrações, especificações quanto ao tratamento do solo, tamanho de mudas, técnicas de plantio e solução para irrigação automatizada.
São exigidas a presença de passeios públicos e ciclovia no entorno da Represa Cascata e linha férrea.
A empresa vencedora também terá a obrigação de acompanhar a posterior execução das obras, que serão objeto de novas licitações.
Novos parques
O pré-projeto do Parque Cascata consta no Plano Diretor de Turismo do município aprovado no começo do ano passado e depende de desapropriações de áreas já consideradas de utilidade pública.
Ao todo são 18.909,72 metros quadrados – quase o equivalente a três campos de futebol – que fazem parte da Fazenda Cascata.
Em julho de 2017 a administração municipal apresentou o projeto do Parque Linear da Ferrovia para a Rumo Logística (antiga ALL – América Latina Logística), empresa responsável pela linha férrea que passa pela cidade de Marília.
A execução dos projetos em licitação, ou seja, a construção efetiva dos parques, ainda não tem recursos garantidos.
O município precisará correr atrás de verbas externas, como as emendas parlamentares, ou destinar recursos próprios nos orçamentos dos próximos anos.