MN Logo

11 anos. Mais de 97 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
sex. 13 jun. 2025
AUDIÊNCIA

Prefeito Vinicius afirma que vai apresentar solução para camelôs em 30 dias

Segundo o chefe do Executivo, um plano de trabalho está sendo preparado para apresentar uma alternativa à desocupação.
por Alcyr Netto
Prefeito Vinicius Camarinha na saída da Vara da Fazenda Pública de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Uma audiência de conciliação realizada na tarde desta quinta-feira (12), na Vara da Fazenda Pública de Marília, reuniu representantes da Prefeitura, camelôs e da concessionária ferroviária Rumo, para tratar do processo de reintegração de posse da área ocupada por lojas e barracas sobre os trilhos, no Centro da cidade. O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) saiu otimista do encontro e afirmou que tem uma solução para a situação.

O encontro foi marcado após a Justiça negar pedido da Rumo para adiar a audiência. A empresa tenta recuperar a área desde o ano passado, como parte das obrigações assumidas com a renovação antecipada do contrato de concessão da ferrovia, válida até 2058.

Em maio, a concessionária obteve decisão judicial favorável à retirada das estruturas instaladas no antigo pátio ferroviário e entorno da estação, ocupados por comerciantes desde o início da década.

Vinicius Camarinha esteve acompanhado de procuradores da Prefeitura de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

A audiência contou com a presença do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) em pessoa e do procurador do município Estevan Luís Bertacini Marino. Os camelôs estiveram representados por dois comerciantes, que foram orientados por advogados a não conceder entrevistas à imprensa.

Ao sair do fórum, o chefe do Poder Executivo demonstrou otimismo com os encaminhamentos. “A gente está muito preocupado com essa situação. Não queremos deixar nenhuma família, nenhum trabalhador em situação de despejo. Por isso, eu vim participar da audiência, porque a Prefeitura de Marília tem interesse nesse assunto”, afirmou.

Segundo Vinicius, um plano de trabalho está sendo preparado para apresentar uma alternativa à desocupação. “A gente encontrou uma solução. Temos 30 dias para apresentar esse plano. Já temos um desenho do que vamos fazer, e acredito que todo mundo vai ficar feliz. A expectativa é boa”, completou.

A proposta será apresentada dentro do prazo estipulado pela Justiça. Até lá, o funcionamento das lojas no camelódromo deve seguir normalmente, enquanto as partes buscam um entendimento definitivo para o impasse.

A Rumo, responsável pela malha ferroviária paulista, defende a retomada da área para a continuidade do projeto de reativação do trecho urbano da ferrovia em Marília.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem é morto em terreno baldio na zona norte de Marília
  • 2
    Família desconfia de violência sexual contra criança de dois anos
  • 3
    Carro capota na rodovia em Vera Cruz e mobiliza policiamento e resgate
  • 4
    Caso de perturbação de sossego termina com dois presos e policial ferido em Marília

Escolhas do editor

BARBÁRIE
Homem é morto em terreno baldio na zona norte de MaríliaHomem é morto em terreno baldio na zona norte de Marília
Homem é morto em terreno baldio na zona norte de Marília
ÁGUA E ESGOTO
RIC Ambiental vive pressão e incerteza sob intervenção da PrefeituraRIC Ambiental vive pressão e incerteza sob intervenção da Prefeitura
RIC Ambiental vive pressão e incerteza sob intervenção da Prefeitura
MERCADO
Tarifaço de Trump ameaça comércio de Marília com os EUATarifaço de Trump ameaça comércio de Marília com os EUA
Tarifaço de Trump ameaça comércio de Marília com os EUA
EXPORTAÇÕES
Tarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicosTarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicos
Tarifas dos EUA devem derrubar preços e afetar setores estratégicos

Últimas notícias

Haddad diz que tarifaço de Trump será desastroso para quem promoveu
IPCA de junho faz Brasil estourar novo modelo de metas de inflação
Carro capota na rodovia em Vera Cruz e mobiliza policiamento e resgate
Ministério da Saúde renova status de beneficente da Gota de Leite em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie