MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 20 nov. 2019

Prefeito inaugura nesta quinta a “Sala com Vida” para mulheres

por Amanda Brandão

Projeto da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social é pioneiro e foca no fortalecimento, prevenção de violência, bem-estar e autonomia da mulher. (Foto: Mauro Abreu)

O prefeito Daniel Alonso entrega à população de Marília, nesta quinta-feira, dia 21, às 16h, a primeira unidade da “Sala com Vida” de Marília, um projeto pioneiro de fortalecimento, prevenção da violência, bem-estar e autonomia da mulher. O espaço vai funcionar na recém-inaugurada Galeria San Remo, na avenida Brasil, 116, esquina com a rua Paraíba, em frente ao Terminal Urbano, centro da cidade.

A estrutura física é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e os proprietários da Galeria San Remo, que compreenderam a importância de inovar com responsabilidade social, cooperando com uma iniciativa cidadã, num espaço estrategicamente localizado.

Para o chefe do Executivo, o projeto vai surpreender. “Vivemos um tempo em que os serviços públicos precisam ir até o cidadão. Temos que alcançar pessoas, prevenir problemas, educar para a vida e antever necessidades. Tudo isso está presente nesse espaço que vamos inaugurar”, disse Daniel Alonso.

(Foto: Mauro Abreu)

COMO SERÁ?

A “Sala com Vida” é um projeto da secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, sob a liderança de Wania Lombardi. Ela conta que a ideia foi inspirada em organizações da sociedade civil da Capital do Estado e teve como motivador o próprio prefeito Daniel Alonso.

“É uma novidade para o Interior. Começamos a desenhar esse projeto como resultado de um pedido do prefeito Daniel, que nos solicitou uma política pública que integrasse serviços do Poder Público e da iniciativa privada, com foco nas mulheres”, disse Wania.

O local terá atendimento por profissionais habilitadas para a escuta, como assistentes sociais e psicólogas da secretaria municipal, podendo também ser utilizado por parceiros, em ações específicas. A ideia é que as mulheres fiquem à vontade e possam ser orientadas, em relação a diversas necessidades.

“Não será um local meramente de prestação de serviços, mas um ambiente acolhedor e com escuta atenciosa. Na ‘Sala com Vida’ uma mulher que está passando por alguma dificuldade, uma reestruturação na sua vida, ou mesmo dúvida em relação a direitos, família, acesso a serviços públicos, poderá entrar e ser orientada”, afirmou a secretária.

(Foto: Mauro Abreu)

No novo espaço, a Prefeitura de Marília poderá realizar parcerias com instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Universidades e instituições que atuam nas áreas da Saúde, Educação, empreendedorismo e desenvolvimento humano.

Embora não seja o foco, o espaço pode receber mulheres vítimas de violência, de exploração econômica e até sexual. Todos os casos serão devidamente e imediatamente (após escuta) encaminhados à Delegacia de Defesa da Mulher, onde a Secretaria já conta com uma sala preparada para o acolhimento.

“Acredito que o grande foco é a prevenção. Numa parceria com a direção da Galeria, teremos atividades, por exemplo, no restaurante (após às 16h) como oficinas de culinária, atendimento de copa, rodas de conversas e artesanato. A proposta é que seja um espaço de fortalecimento e valorização do ser humano”, disse Wania.

O acolhimento, inicialmente, será feito pela assistente social Janaína Aparecida Vantin. A unidade funciona sob a coordenação de Edna Mattos Santos, encarregada de Proteção Social em Média Complexidade. Haverá também atendimento ao público LGBTQ+

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
  • 2
    Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
  • 3
    Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
  • 4
    Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Escolhas do editor

JUDICIÁRIO
Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de MaríliaJúri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
CULTURA JAPONESA
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
VIOLÊNCIA
Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oesteJovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
TUPÃ FOLIA 2026
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidadesMaior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidades
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidades

Últimas notícias

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai
Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF
Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos
Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie