Desde 2014, mais de 39000 artigos.
,/2019

Parcerias resultam em projeto inovador da Feira do Produtor Rural

Cidade
11 de setembro de 2019

Feira será inaugurada no dia 8 de outubro e funcionará das 16h às 20h, sempre às terças-feiras, na Praça da Bíblia. (Foto: Mauro Abreu)

O prefeito Daniel Alonso e os parceiros – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marília, Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo), Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) – estão trazendo para Marília um novo conceito de feira.

A Feira do Produtor Rural é um projeto inovador, que tem por finalidade criar mais uma opção de renda para o produtor rural, através da venda direta, sem atravessadores, dos produtos produzidos na sua propriedade rural.

“O contato direto do produtor rural com o consumidor final é importante e fundamental para a valorização do seu trabalho e de seus produtos, permitindo a troca de experiências e o estreitamento da relação de confiança entre ambos, além da qualidade do produto. Agradeço a todos pela parceria e em breve os marilienses terão mais uma opção em adquirir produtos de hortifruti com total qualidade”, disse o prefeito Daniel Alonso.

A engenheira agrônoma e instrutora do Senar, Ana Paula Zimbardi Lombardi, destacou a missão da Feira do Produtor Rural. “A missão será estabelecer um ambiente favorável para a oferta de produtos sustentáveis diretamente do produtor rural para o consumidor, promovendo o desenvolvimento econômico e social.”

(Foto: Mauro Abreu)

INAUGURAÇÃO E LOCAL

A Feira do Produtor Rural será inaugurada no dia 8 de outubro e funcionará das 16h às 20h, sempre às terças-feiras, na Praça da Bíblia, que fica na avenida Sampaio Vidal, esquina com a rua Paraná, no centro da cidade.

Os produtores rurais serão referência na organização, gestão e comercialização da feira, sendo que os 26 estão se capacitando no Programa Feira do Produtor Rural, promovido pelo Senar, em parceria com mo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marília e a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A instrutora Ana Paula Zimbardi Lombardi é responsável pelas aulas teóricas e práticas desses produtores rurais, que são realizadas quinzenalmente nas dependências da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que têm todo apoio do secretário Ricardo Cavichioli, e da coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Julia Rocha Costa.

(Foto: Mauro Abreu)

O programa, que teve início no mês de março, está sendo desenvolvido nos seguintes módulos: integração, sensibilização, normas e procedimentos, boas práticas de manipulação de alimentos, produtos rurais para comercialização, construções do estande de bambu, comercialização, gestão do negócio, realização de quatro feiras supervisionadas e consolidação do programa.

Esta semana os produtores rurais estão trabalhando na secretaria da Agricultura, fazendo a construção dos estandes de bambu. “Trata-se de um projeto piloto e a Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está sendo protagonista na implementação dessa feira, agregando valores para a agricultura familiar, que é composta por micros e pequenos agricultores. É um benefício para toda a comunidade mariliense e também mais uma forma de escoamento dessa produção de verduras, legumes e frutas em geral”, afirmou o secretário Ricardo Cavichioli.

(Foto: Mauro Abreu)

(Foto: Mauro Abreu)