MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
qui. 06 nov. 2025
COPIA E COLA

Prefeito de Sorocaba é afastado do cargo após operação da PF na Saúde

Operação Copia e Cola apura lavagem de dinheiro e fraude em contratos públicos.
por Marília Notícia

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias nesta quinta-feira (6), por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). A medida ocorreu durante a segunda fase da Operação Copia e Cola, da Polícia Federal, que apura supostas irregularidades em contratos da Secretaria de Saúde do município. O vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assumiu interinamente o comando da Prefeitura.

De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, além da suspensão da função pública do prefeito e da proibição de contato com outros investigados. A Justiça também determinou o bloqueio de bens de alguns suspeitos, totalizando cerca de R$ 6,5 milhões.

Entre os presos está o empresário Marco Silva Mott, amigo de Manga, suspeito de atuar como lobista e lavar dinheiro em contratos com a administração municipal. Em nota, a defesa de Mott afirmou que a prisão “ocorreu em virtude de conjecturas e suposições da polícia judiciária” e que o empresário “sempre esteve à disposição das autoridades”.

A Operação Copia e Cola teve início em abril deste ano com o objetivo de desarticular uma organização suspeita de desvio de recursos públicos por meio de uma Organização Social (OS). Documentos e materiais apreendidos na primeira fase da investigação teriam levado à identificação de novos envolvidos.

Em publicação nas redes sociais, Manga afirmou ter sido surpreendido pelo afastamento. “Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. […] O que a gente ouve de bastidores é que os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles”, disse.

Rodrigo Manga foi eleito prefeito em 2020, após dois mandatos como vereador, e reeleito em 2024. Com formação em marketing, ganhou notoriedade nas redes sociais ao divulgar vídeos sobre ações da prefeitura, o que lhe rendeu o apelido de “prefeito tiktoker”. Parte do conteúdo publicado é alvo de questionamentos do Ministério Público por suposta disseminação de desinformação.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida
8 DE JANEIRO
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em BrasíliaArgentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
CLIMA NATALINO
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feiraMarília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira

Últimas notícias

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema
Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea
App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie