Prefeito de Ourinhos diz ter perdido 20 mil seguidores após anúncio de escola cívico-militar

O prefeito de Ourinhos, Guilherme Gonçalves (Podemos), afirmou nas redes sociais que perdeu cerca de 20 mil seguidores após o anúncio de que a cidade terá sua primeira escola cívico-militar. A unidade aprovada para receber o novo modelo de gestão é a Escola Estadual Justina de Oliveira Gonçalves.
A declaração gerou repercussão no Instagram. A publicação recebeu mais de 180 mil curtidas. Gonçalves é seguido por 824 mil pessoas na rede social. “Sei que são 20 mil pessoas a menos acompanhando, mas continuarei firme nos princípios, defendendo o que acredito”, disse o prefeito.
O Marília Notícia procurou a Prefeitura de Ourinhos para comentar o caso. Em nota, a assessoria informou que “não trata de assuntos envolvendo a conta pessoal do prefeito.”

Sobre a unidade escolar, a administração municipal destacou que “trata-se de uma escola estadual, não tendo relação com a Secretaria Municipal da Educação, sem nenhuma informação sobre a transição de modelo administrativo.”
O MN também tentou contato direto com o prefeito para confirmar o número de seguidores antes e depois do episódio, mas até o momento não obteve nenhum retorno.
Ourinhos está entre os 89 municípios paulistas que terão escolas cívico-militares, conforme divulgado pelo Governo do Estado. Ao todo, 100 unidades foram aprovadas, sendo que 80 delas estão localizadas em cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual.
Na região, também foram selecionadas as escolas Professor Benito Martinelli, em Marília; Professora Lydia Yvone Gomes Marques, em Garça; Fernando Costa, em Lins; e Índia Vanuíre, em Tupã.