MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 19 out. 2018

Pré-Conferência Municipal de Saúde recebe adesão e elabora propostas

por Amanda Brandão

Grupo de discussão durante a Pré-Conferência; propostas serão levadas à Conferência Municipal de Saúde para votação. (Foto: Júlio César de Carlis)

Moradores de todas as regiões da cidade (norte, sul, leste, oeste e centro), zona rural e distritos, trabalhadores da saúde, acadêmicos, gestores, prestadores de serviços e demais usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) participaram da Pré-Conferência Municipal de Saúde de Marília, realizada nesta quarta-feira (17), na Emef Edméa Braz Rojo Sola. O encontro resultou em propostas para a melhoria da saúde pública.

O espaço democrático atraiu marilienses como o professor Yuri Rodrigues da Cunha, que compareceu com a esposa (gestante) e a filha de dois anos, todos usuários do SUS. Ele soube da Pré-Conferência em Marília por meio da divulgação, em faixas afixadas na cidade.

“Já participei como relator, na Conferência Nacional, em 2015, representando movimentos sociais. Mas nunca havia feito parte de um momento como este, de pré-conferência. É importante para nós pensarmos, enquanto usuários, como vai ficar o financiamento do SUS e a saúde como um direito do cidadão”, disse o professor.

A maior parte das propostas menciona o acesso ao SUS, o atendimento na rede básica, as especialidades médicas e exames. Há ainda os problemas e propostas transversais, como meio ambiente e asseio de espaços públicos e privados.

COMUS

O movimento, que irá culminar com a Conferência Municipal (23 e 24 de novembro), foi convocado pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde) e pela Prefeitura de Marília, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde.

O presidente do Conselho, Gilberto Martins, destacou o engajamento de vários setores, como as instituições de ensino superior em Saúde (Unimar, Famema e Unesp), escolas técnicas com cursos de saúde, hospitais prestadores de serviços ao SUS e usuários, associações, entidades e organizações da sociedade civil.

“Estamos muito satisfeitos com a mobilização. Este é um momento muito importante, porque temos a oportunidade de participar, de forma mais efetiva, das discussões e decisões sobre a saúde pública”, disse Martins.

Professor Yuri, a esposa e a filha, todos usuários do SUS; “é preciso discutir os direitos e o financiamento do Sistema”. (Foto: Júlio César de Carlis)

EM NOVEMBRO

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, parabenizou o Comus e os demais participantes da pré. Ela destacou que o trabalho ainda não terminou e convocou a população para a Conferência. Ela lembrou que os apontamentos deste fórum têm peso, inclusive, na destinação de recursos.

“Existe um Plano Plurianual em execução, mas sabemos que as propostas das conferências serão as principais diretrizes do Ministério da Saúde, inclusive para a gestão financeira. Por isso a população tem que participar, para nortear as ações de saúde”, afirmou.

A Conferência será realizada na Fundação Univem. Serão fornecidos transporte e alimentação, para o segundo dia do evento (24/11). Mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde do município.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 2
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 3
    Polícia Civil investiga disparo de arma de fogo em casa na zona sul de Marília
  • 4
    Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Escolhas do editor

SAÚDE
Nova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obrasNova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obras
Nova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obras
ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault

Últimas notícias

Comércio de Marília amplia horário e prepara campanha para o Dia dos Pais
Nova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obras
Unimar abre inscrições para mais de 25 cursos de especialização e MBA em 2026
Unimar amplia segurança no campus com desfibrilador e capacitação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie