Pop Rua Jud reúne serviços da Justiça e ações sociais na praça Maria Izabel

A Justiça Federal realiza nesta terça e quarta-feira (25 e 26), na praça Maria Izabel, a primeira edição do “Pop Rua Jud” no Centro-Oeste paulista, com apoio da Prefeitura de Marília. O evento reúne serviços do Sistema de Justiça e atendimentos sociais e de saúde voltados à população em situação de rua, segundo informou a administração municipal.
O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) participou da abertura e afirmou que a ação busca oferecer oportunidades de recuperação aos atendidos. “Estamos aqui reunidos para ajudar as pessoas na situação mais precária da vida humana, quando a pessoa desiste de tudo e vai para a rua. A gente sabe que pode resgatar e, de alguma forma, estamos aqui como Poder Público, não podemos desistir jamais, dando oportunidade para a pessoa se restabelecer”, disse. O chefe do Executivo destacou ainda a parceria entre Justiça, Ministério Público e município, classificando a iniciativa como “uma causa nobre”.
O evento reúne atendimentos das Justiças Estadual, Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar, com informações sobre processos, orientações jurídicas e possibilidade de realizar atermações verbais por meio das Defensorias Públicas. Segundo os organizadores, o procedimento permite transformar a demanda do interessado na petição inicial de um processo concluído no mesmo dia.

Outros serviços incluem emissão e regularização de documentos, atualizações em programas sociais, requerimento de benefícios do INSS, consulta e liberação de FGTS, além de orientações sobre livramento condicional, violência contra a mulher, direitos humanos, apoio ao migrante, varal solidário, corte de cabelo e podologia.
Na área da saúde, são oferecidos testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites e Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e imunização de animais domésticos.
O desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Fernando David Fonseca Gonçalves, afirmou que o programa busca facilitar o acesso à cidadania. “Esse programa é importante porque todos ouvimos falar sobre a importância de fazer chegar esses serviços à população, mas é difícil vermos essas ações acontecerem na prática”, disse. O juiz federal diretor do Foro de Marília, Ricardo William Carvalho dos Santos, destacou a articulação entre instituições. “Queremos contribuir especialmente com a população mais carente. Agradeço a todos que participaram e fizeram a ação acontecer”, afirmou.

O Pop Rua Jud integra políticas do Sistema de Justiça voltadas à proteção de direitos da população em situação de rua, incluindo acesso a documentos, audiências humanizadas e articulação com serviços sociais.
A abertura contou com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de entidades da sociedade civil.

Prefeito autoriza novas ações em Saúde e Assistência Social
Durante a abertura do evento, o prefeito Vinicius Camarinha autorizou a aquisição de uma unidade móvel odontológica para a Secretaria da Saúde. Segundo ele, o equipamento permitirá ampliar o atendimento à população em situação de rua, moradores da zona rural e distritos. “Dar oportunidade para a pessoa sorrir. Vamos ter esse equipamento para dar dignidade para as pessoas”, afirmou.
O prefeito também autorizou parceria com o Governo do Estado para implantação dos programas “Progredir” e “Casas Terapêuticas”, voltados ao apoio de famílias e indivíduos impactados pelo uso de drogas, por meio dos Espaços Prevenir e do Serviço de Acolhimento Terapêutico Residencial.
